Notícia

APLB realiza mutirão de mamografias no Colégio Central

28 outubro, 2014

A APLB-Sindicato, em parceria com a Clínica Delfin, iniciou na manhã desta terça-feira, 28 de outubro, no Colégio Central, bairro de Nazaré, na capital baiana, uma ação educativa como parte do Outubro Rosa. A entidade oferece 500 mamografias para as trabalhadoras em educação (com biópsia, caso haja necessidade). A ação atende filiadas do sindicato de Salvador e da Região Metropolitana.

A ação prossegue até quinta-feira (30/10). Para participar, as interessadas devem ter de 40 a 65 anos e apresentar RG e Carteira do SUS. Pode contatar a professora Gercyjalda Rosa (telefone: 4009-8350), diretora de Políticas Sociais da APLB. A ação conta também com a participação da Philips do Brasil e do Governo do Estado da Bahia

“Outubro é o mês da luta contra o câncer de mama, quando uma série de eventos ao redor do mundo acontece visando alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e os riscos ligados à doença. A APLB-Sindicato, sempre atenta à saúde das trabalhadoras em educação não poderia ficar de fora. Por isso, organizamos essa ação no Colégio Central da Bahia. Nossa intenção é ampliar o projeto”, enfatizou a vice-coordenadora-geral da APLB-Sindicato, professora Marilene Betros.

No Colégio Central, um Mamamóvel – veículo adaptado com mamógrafos – está estacionado para a realização de exames gratuitos para as pacientes. Dentro do Mamamóvel os pacientes têm à disposição exames gratuitos de ultrassonografia, biópsia, além de consulta com especialistas.

Delfin Gonzalez Miranda, presidente e sócio fundador do Grupo Delfin, afirma que “há muito tempo a nossa intenção era a de criar um projeto em que nós pudéssemos realizar exames gratuitos e de qualidade em nossas pacientes mulheres, já que o índice de câncer de mama é muito alto e é fundamental alertar para a necessidade da realização do diagnóstico precoce”, explicou o executivo, que em 2010 idealizou o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama.

Toda a ação se beneficia da expertise do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, criado em 2010 pelo Grupo Delfin e que, atualmente, é considerado um dos principais meios de combate ao câncer de mama no Brasil. “Atualmente, a Bahia é o Estado que tem o maior Programa de Rastreamento do Câncer de Mama do país”, reforça o superintendente da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), Andrés Alonso.

APLB Sindicato

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados