Notícia

Atividades do Novembro Azul são iniciadas em Salvador

12 novembro, 2014

Depois de um mês todo dedicado ao combate ao câncer de mama, chegou o momento das atenções dos baianos se concentrarem na saúde do homem. As ações do Novembro Azul foram iniciadas na manhã da última quarta-feira (12/11), no Porto de Salvador, onde os trabalhadores portuários terão uma semana para aprender sobre hábitos saudáveis.
As ações de conscientização são do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Os ensinamentos são para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes, álcool, drogas e tabagismo, e câncer de próstata. As ações se estendem também à orientação nutricional, de saúde bucal, e à confecção do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O nosso objetivo é que tenhamos aqui no grupo da Codeba a redução de incidência de algumas doenças. Por exemplo, em relação à saúde bucal, a questão do hálito associada a uma boa alimentação; a necessidade de ir ao médico também é destacada. Estamos buscando conscientizar esses trabalhadores”, explica Liliane Mascarenhas, diretora de Gestão do Cuidado da Sesab.
Para o presidente da Codeba, José Rebouças, os ensinamentos são importantes, inclusive, para o melhor rendimento dos profissionais que atuam no Porto. “Se o trabalhador está bem, com a cabeça boa, ele vai produzir ainda mais. A atividade desenvolvida aqui no Porto de Salvador é uma atividade de produção e rendimento. A saúde do portuário é muito importante”, afirma Rebouças.
Apoio de universidades
As informações são passadas por professores e estudantes de universidades baianas. Os universitários estão aproveitando para por em prática o conteúdo adquirido em sala de aula. “Os professores deram a oportunidade da gente [estudantes] participar desta ação, para transmitirmos o conteúdo estudado ao longo do curso. Estamos passando informações importantes para os portuários se cuidarem”, conta Luise Cáceres, estudante de nutrição de uma universidade de Salvador.
Fonte: Secom/BA
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados