Notícia

Augusto promove sessão especial para o Dia Internacional da Síndrome de Down

14 março, 2024

Na próxima segunda-feira, dia 18 de março será realizada na Câmara Municipal de Salvador(CMS), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A data celebrada em 21 de março, faz referência aos três cromossomos presentes no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.

 

Proposta pelo vereador e Ouvidor-geral da CMS, Augusto Vasconcelos (PCdoB), o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre as lições de inclusão deixadas pelas pessoas com Síndrome de Down, visando enfrentar o preconceito e ampliar o diálogo sobre políticas públicas e direitos para pessoas com esta e outras síndromes no município de Salvador.

 

Diferente do que é comumente pensado, a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma falha genética que ocorre na divisão celular do óvulo, resultando em um cromossomo extra no par 21, chamado de trissomia. As pessoas com essa síndrome têm seus direitos assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada pelo Brasil com força constitucional, bem como pela Lei Brasileira de Inclusão.

 

Augusto, que é pai de Pedro, uma criança com Síndrome de Down, defende a necessidade da atuação do poder público em defesa da luta anticapacitista em todas as esferas da sociedade. Recentemente, o vereador apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal com o intuito de garantir a participação de pessoas com deficiência nas peças publicitárias do Poder Público Municipal.

 

“Essa pauta da inclusão e da acessibilidade tem sido uma das nossas tônicas. Vai muito além de ser um compromisso político, é um dever social que deveria ser comum a todas as pessoas”, disse Augusto.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional não apenas aumenta suas oportunidades de desenvolvimento, mas também reforça para a sociedade a necessidade de respeito às diferenças, independentemente de quais sejam.

 

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado pelos 193 países-membros da ONU, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta por igualdade.

 

O quê?  Sessão Especial Dia Internacional da Síndrome de Down;

Quando? Segunda-feira, 18 de março, a partir das 09h;

Onde? Plenário Cosme de Farias – Câmara Municipal de Salvador.

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados