Notícia

Aula pública homenageia Revolta dos Búzios, na praça da Piedade

11 agosto, 2014

Nesta terça-feira, 12 de agosto, quando se comemora a Revolta dos Búzios ou revolta dos Alfaiates, será realizada uma aula pública em homenagem a data, na praça da Piedade, centro de Salvador. A atividade acontece das 13h às 18h.

Organizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e parte das ações do Agosto Negro Conen – Ano VI, o evento fará, ainda, alusão aos 20 anos de morte da mineira Lélia Gonzalez, importante feminista negra, professora, antropóloga e fundadora do movimento de mulheres negras brasileira.

A Revolta dos Búzios foi um movimento abolicionista, que aconteceu na Bahia, com um forte caráter emancipacionista e popular. Em 12 de agosto de 1798, foram colados papéis em pontos de Salvador pregando a independência, defendendo a diminuição de impostos, liberdade de produção, abertura dos portos para negociar com todas as nações amigas e exigindo o fim da discriminação social e racial, abolindo a escravidão.

Os líderes da Revolta dos Búzios – Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus – foram presos e julgados. Em 08 de novembro de 1799, foram enforcados e esquartejados na praça da Piedade.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados