Notícia

BA: Governo promove inclusão digital em comunidades quilombolas

23 julho, 2014

Através do Projeto de Inclusão de Comunidades Remanescentes de Quilombos (Projeto Quilombolas), o Governo da Bahia realiza, durante este mês de julho, cursos de Informática Básica e Manutenção de Computadores para jovens de diversas comunidades quilombolas baianas. As aulas aconteceram na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no município de Lauro de Freitas.
Nessa etapa, foram capacitados 36 representantes das comunidades quilombolas de Agreste, Boitaraca, Bomba, Conselho, Coqueiros, Dandá, Duas Lagoas, Empata Viagem, Fojo, Graciosa, Jiboia, Lagoa do Meio, Lajedinho, Lamarão, Nova Esperança, Olhos D’água, Rio do Tanque, Sambaíba, Santo Antônio/Vidal, Sarapuí e Tamboril.
Os cursos, que integram a política estadual de fortalecimento e desenvolvimento das organizações quilombolas da Bahia, são realizados em parceria com o Senai e têm acompanhamento de técnicos do Projeto Quilombolas. A iniciativa é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).
Centros multiuso
Por meio das ações do Projeto Quilombolas, as comunidades de Lagoa do Melquíades (Vitória da Conquista), Cariacá (Senhor do Bonfim), Agrestre e Baixão Velho (Seabra) e Cabeça da Vaca (Filadélfia), já foram beneficiadas com a implantação de centros multiuso.
A construção dos centros para os quilombolas integra o plano de ação que vem sendo empreendido pelo governo estadual. As iniciativas abrangem desde o fortalecimento das organizações comunitárias locais, até a promoção do acesso à comunicação digital, à informação, à assistência técnica e qualificação das comunidades para que possam identificar as necessidades das comunidades e elaborar suas propostas de financiamento para execução de novos projetos.
O projeto
O Projeto Quilombolas realiza, desde o ano de 2009, atividades para comunidades remanescentes de quilombos nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. As ações são realizadas com recursos doados pelo Fundo do Desenvolvimento Social do Governo do Japão via Banco Mundial.
As comunidades rurais baianas contempladas no curso do Senai, nesta fase, estão localizadas nos municípios de Belo Campo, Caetité, Campo Formoso, Condeúba, Itacaré, Jacobina, Jequié, Jeremoabo, Lapão, Livramento, Maraú, Nilo Peçanha, Riacho de Santana, São Félix, Simões Filhos, Taperoá, Valença, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.
 
Com Secom-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados