Notícia

Bahia confirma parceria para adquirir 50 milhões de doses da vacina russa

14 setembro, 2020

O Governo da Bahia assinou um acordo de cooperação com o Fundo Soberano da Rússia (RDIF) para que sejam fornecidas até 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, a primeira contra coronavírus registrada no mundo. O acordo permitirá que a Bahia, por meio da Bahiafarma, comercialize a vacina em território brasileiro, com a possibilidade de entrega a partir de novembro de 2020, desde que aprovada pelos órgãos reguladores do Brasil.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, defendeu que a vacina está sendo testada em cerca de 40 mil pessoas em todo o mundo e que tem se mostrado segura e eficaz. “Ministrada em duas doses, ela [a vacina] utiliza a plataforma de adenovírus humano, que é conhecida e estudada há décadas. Outras vacinas em estágio de pesquisa utilizam adenovírus de macaco ou mRNA, o que significa que seus efeitos e reações adversas precisam ser estudados por mais tempo”, afirmou.

Por meio do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Couto Maia, o governo baiano submeterá um pedido para testes clínicos em 500 brasileiros à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é que os testes tenham início no próximo mês.

 

Com Ascom/ Sesab

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados