Notícia

Bahia é 2º estado com a menor mortalidade por Covid-19 no país

19 abril, 2021

Um levantamento feito pelo portal UOL apontou que a Bahia é o segundo estado com a menor taxa de mortalidade de Covid-19 do Brasil, a partir dos números de óbitos registrados na semana passada. No estado, a mortalidade da doença é de 114 por 100 mil habitantes, desempenho que fica atrás apenas do Maranhão, que tem uma taxa 95/100 mil.

A reportagem do UOL destacou o bom desempenho do Nordeste no combate ao coronavírus, pois a região é a que tem a menor taxa de mortalidade do país, em comparação com as outras quatro, com 134 mortos por 100 mil habitantes. Depois do Maranhão e da Bahia, aparece em terceiro lugar o estado de Alagoas, com uma taxa de 117 por 100 mil.

A média nacional de mortalidade pela Covid-19 tem sido de 174 óbitos por 100 mil habitantes, uma diferença de 40 vidas, em comparação com o registrado no Nordeste. Para especialistas ouvidos pelo portal de notícias, o bom desempenho nordestino tem a ver, principalmente, com boas gestões da crise, que podem ser observadas em medidas mais rígidas e comunicação mais forte.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comemorou o resultado, que, para ele, tem a ver com um esforço conjunto do governo com os gestores de todos os 417 municípios. “Tudo o que a gente podia fazer está sendo feito. Há um compromisso do governador Rui Costa e de todos os prefeitos, no sentido de aderir [à causa de combate ao vírus] e fazer a coisa dar certo”, disse.

Vilas-Boas ainda destacou que o estado optou por não poupar recursos para o enfrentamento à pandemia, estabelecendo como prioridade a proteção da vida humana. “Não há restrição de ordem econômica. Mesmo com um enorme sacrifício, o estado está conseguindo colocar recursos para apoiar os municípios e ampliar a oferta da saúde”, completou.

A Bahia também tem se destacado na vacinação da população contra a doença, pois se mantém, nos boletins diários, sempre entre os estados que estão à frente no processo de imunização.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados