Notícia

Bahia ganha Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Emprego proposta por Olívia

17 agosto, 2023

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) lançou, nesta segunda-feira (14), a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Emprego, projeto proposto pela deputada estadual Olívia Santana, que também irá coordenar o grupo de deputados que irão defender o setor. O grupo tem o objetivo de contribuir na criação de medidas legislativas junto aos órgãos competentes e organização civil para estimular o crescimento da indústria e tecnologia no Estado.

Olívia Santana abriu os trabalhos com a informação de que não há, em tramitação na ALBA, nenhum projeto que trate do tema, e franqueou a palavra aos demais participantes.  Entre eles, um dos coordenadores da Frente Parlamentar da Química na Câmara, o deputado federal Daniel Almeida, que reafirmou a Frente estará em favor da preservação e fortalecimento da Bahia Gás e dos empregos na indústria.

“É fundamental estarmos mobilizados contra a privatização dessa importante empresa para o desenvolvimento econômico do nosso estado. A Bahia Gás tem sido extremamente eficiente, estratégica e lucrativa na distribuição de gás no território baiano. Estamos juntos para assegurar que a Bahia Gás siga atendendo os interesses da população baiana”, afirmou o parlamentar, acrescentando que, para a Bahia, é necessário avançar no processo de interiorização do combustível e diminuir os custos do insumo.

Ao retomar o microfone, Olívia destacou que o fato de o Governo da Bahia ser detentor do controle da empresa constitui uma vantagem na atração de novos investimentos e chamou a atenção para o fato de a energia ser um ativo fundamental para a vida e para o desenvolvimento socioeconômico.

“A discussão inaugurada nessa Casa é sobre o papel estratégico do gás natural para o desenvolvimento econômico do estado, sob a condução da Bahia Gás, segunda maior empresa do país em produção de gás natural e maior empresa do Nordeste”, explicou Olívia, que saiu em defesa da não privatização da empresa “que gera lucro. Saímos mais fortes desse debate”, afirmou.

O discurso foi corroborado pelo ex-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, atualmente secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ele frisou que não existiria interiorização do gás natural se houvesse a ação do governo através da companhia pública. Para Magalhães, “não dá para falar em desenvolvimento e industrialização sem energia e, nesse sentido, a Bahiagás é um instrumento decisivo”.

Ao fim do evento, a deputada Olívia Santana informou que, dentre os encaminhamentos, constam a manutenção da articulação da frente para fortalecer o pleito para que o controle acionário da Bahiagás permaneça com o governo baiano, a defesa da volta do regime especial de tributação da indústria química e trabalhar o conceito de neoindustrialização em substituição do termo reindustrialização.

“Considero esta audiência extremamente eficiente. Me sinto feliz, pessoalmente, porque fui procurada por uma comissão de trabalhadores e trabalhadoras da Bahiagás. Me comprometi a estabelecer esse debate aqui na Casa, pois não dá para esperar”, afirmou a coordenadora. Também integrou a mesa de honra, o vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos.

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados