Notícia

Bahia recebe 119.500 doses das vacinas da Oxford/Astrazeneca e mais 56 mil doses da vacina Coronavac

25 janeiro, 2021

Na manhã de ontem (23), a Bahia recebeu 119.500 doses das vacinas da Oxford/Astrazeneca no Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, em Salvador. Os imunizantes – que só chegaram da Índia ao Brasil depois de uma relação conflituosa do governo brasileiro com o país de exportação – foram distribuídos na capital baiana, na região metropolitana e nos interiores do estado baiano.

Como a segunda etapa da vacina britânica pode acontecer depois de mais ou menos três meses da primeira, a Bahia pretende adotar o plano de vacinar o máximo possível de pessoas com as doses já recebidas, acreditando que será possível receber outra remessa antes do tempo necessário.

Conforme afirma o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas,  em relação à vacina da Astrazeneca, “por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a Coronavac”.

Além dessas doses da Oxford/Astrazeneca, a Bahia está para receber cerca de mais de 56 mil doses da vacina Coronavac nesta segunda-feira (25), no final da tarde, por volta das 17h20. Consoante Vilas-Boas, é possível que o estado agora tenha possibilidade de uma distribuição regular das doses das vacinas contra coronavírus, mas ainda não para toda a população baiana.

Pelo fato da Bahia agora ter mais de uma vacina contra a Covid-19, é preciso que o baiano preste atenção no cartão de vacinação, onde irá constar qual vacina recebeu e enquanto tempo é preciso tomar outra dose.

Foto: Alberto Maraux/SSP/Divulgação

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados