Notícia

Bahia sedia Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis

2 setembro, 2014

De quarta a sexta-feira (3 a 5/9), representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ministério Público do Meio Ambiente, Banco do Brasil, Centro de Estudos Sócio-Ambientais (Pangea) e do Governo da Bahia estarão reunidos na Organização Fraternal São José, no bairro da Boa Viagem, em Salvador, durante o IV Encontro Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. O secretário estadual do Trabalho e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, participa do evento.

O encontro pretende, entre outras propostas, debater o fechamento dos “lixões” com a inclusão sócio-econômica dos catadores, as políticas nacional e estadual de resíduos sólidos e as contratações de serviços de coleta seletiva feitas por cooperativas, através do poder público municipal.

Para os três dias de evento estão programados debates, oficinas e exposições técnicas, além das experiências realizadas pelos municípios de Alagoinhas e Lauro de Freitas; e durante o Carnaval 2014 de Salvador. O problema de resíduos sólidos no Brasil ainda preocupa. Permanecem inúmeros “lixões” em funcionamento, contrariando o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exigia o fechamento de todos até agosto passado.

Estado

Atualmente, a Bahia concentra a maior população de catadores de resíduos sólidos da Região Nordeste, com 34 mil trabalhadores. No Brasil são 387.910 que se autodeclararam catadores com rendimento médio de R$ 571,56 e na Bahia de R$ 459,34. A taxa de analfabetismo entre os catadores no Brasil atinge 20,5% e na Bahia chega a 34,0%.

O sexo masculino é predominante entre as pessoas que exercem a atividade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos no Brasil, sendo que os homens representam 68,9 % e as mulheres 31,1%. De acordo com os dados, 66% das pessoas que trabalham com a coleta e reciclagem no Brasil são negros.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados