Notícia

Baianas de acarajé serão qualificadas para fortalecer empreendedorismo

14 outubro, 2015

Primeiras empreendedoras negras do país, as baianas de acarajé terão a oportunidade de aprimorar o ofício em curso gratuito que começa nesta quinta-feira (15/10), das 9h às 12h, na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), em Salvador.
A qualificação resulta de parceria do Governo do Estado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em atendimento à solicitação da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (Abam).
A capacitação continua nos dias 21 de outubro, no mesmo horário, e no período de 9 a 13 de novembro, das 8h às 12h, com direito a certificado. A programação inclui palestras sobre ‘empreendedorismo e mercado de trabalho’ e ‘qualidade no atendimento’, além de curso de boas práticas na manipulação de alimentos.
Agora, as inscrições podem ser na abertura das atividades, na Sepromi, caso ainda não tenham sido preenchidas as 80 vagas disponíveis.
Patrimônio Imaterial
As baianas de acarajé, que começaram a mercar – comprar e produzir para revender – no período da escravidão, são Patrimônio Imaterial da Bahia. O ofício também consta no livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer, consolidando uma tradição no estado, além de ser Patrimônio Imaterial Brasileiro.
O curso integra ainda as ações da Década Estadual Afrodescendente, tendo entre seus eixos norteadores o ‘reconhecimento e desenvolvimento’, e da Comissão Gestora da Política Estadual de Fomento ao Empreendedorismo de Negros e Mulheres, que envolve diversas secretarias estaduais para desenvolver iniciativas na área.
 
Endereços:
Sepromi – Av. Paulo VI, 760, Edf. Belmonte Empresarial, 2º e 3º andar – Pituba
Abam – Praça da Sé (Cruz Caída)  – Pelourinho
 
Sepromi-BA
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados