Notícia

Baianas protestam contra “Operação Acarajé” da PF em dia de certificação

25 fevereiro, 2016

Nesta quinta-feira (25/2), 60 baianas de acarajé receberam certificados do Curso de Gestão de Negócios e Manipulação Alimentos, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizado em parceria com a Universidade Católica de Salvador (UCSal) e a Associação de Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam).
Durante a solenidade, as baianas fizeram um protesto por conta de a Polícia Federal ter nominado de Acarajé uma das etapas da Operação Lava Jato que apura irregularidades na Petrobras. “Não é justo o que fizeram com uma das mais seculares tradições da culinária baiana. Não ficamos nada satisfeitas com esta denominação e gostaríamos que o fato fosse avaliado por quem de direito”, disse Rita Santos, presidente da Abam.
Ela, inclusive, citou um fato já ocorrido com uma das baianas de acarajé de Salvador. “Um freguês, cheio de graça, chegou em um tabuleiro e disse: E aí baiana, você também está na Lava-Jato?”, deixando-a constrangida.
Secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes também se posicionou contrário à denominação e considerou um desrespeito a um importante símbolo da cultura baiana. “Estou do lado de vocês e me junto a este protesto”, sentenciou.
Regularização do ofício
Além da certificação, chancelada pela Universidade Católica, outra boa notícia foi o anúncio de que o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), vai colocar, até junho próximo, o “ofício” das baianas de acarajé na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Outro anúncio importante foi o reinício do curso, a partir da segunda quinzena de março, com duas novas turmas de 30 alunos cada. A presidente da Abam, Rita Santos, solicitou à Setre que mantenha este ritmo de ação, pois tem recebido solicitações das colegas que atuam, inclusive, no interior do Estado.
Durante a solenidade, a Setre ofereceu, gratuitamente, serviços de cadastramento de Microempreendedor Individual (MEI) pelo Sebrae; e acesso ao Programa de Microcrédito (CrediBahia).

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados