Notícia

Bancada do PCdoB convoca ministro para explicar submissão aos EUA

21 setembro, 2020

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), informou, nesta segunda-feira (21/09), que a bancada comunista convocou o ministro das Relações Internacionais, Ernesto Araújo, a comparecer na Câmara dos Deputados para que explique a visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ao Brasil na última sexta-feira (18). Para ela, as ações do governo colocam o Brasil na posição de submisso dos EUA, “ao permitir o uso do nosso território para agredir nações vizinhas – Venezuela e afrontar parceiros comerciais importantes – China”.

Pérpetua defendeu que o Brasil precisa zelar pela manutenção de uma boa relação com os países vizinhos, de modo a respeitar a autodeterminação de seus povos e a cooperar para o progresso de todos. “Não aceitamos ingerência externa que coloque em risco os preceitos da integração pacífica em nossa região”, completou.

No dia da visita de Pompeo, a bancada emitiu uma nota em que afirmou não ser possível admitir ingerência dos EUA. No texto, os comunistas recorrem ao parágrafo único do artigo 4º da Constituição Federal, que diz que “A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados