Notícia

Bancários da Bahia e Sergipe definem pauta da campanha salarial

21 julho, 2014

A 16ª Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe aconteceu no último final de semana (19 e 20/7), em Salvador, e mostrou mais uma vez a força com que a categoria vem para a campanha salarial de 2014. Os trabalhadores querem valorização e vão à luta por melhores condições de trabalho e salário. A categoria quer aumento real de 10%, além da reposição da inflação, e os bancos podem pagar.

As organizações financeiras formam o setor que mais lucra na economia nacional. Em 2013, colocaram nos cofres mais de R$ 60 bilhões. Nos últimos sete anos, os ganhos cresceram em mais de 120%. Apesar das cifras, usam e abusam dos funcionários e clientes.

Mas, não é só isso. Os bancários querem mais. “Reivindicamos valorização do piso, com aumento real de 10% mais a inflação do período, combate às metas, que em grande parte causam o assédio moral e provocam o adoecimento, fim das demissões, da terceirização e da rotatividade”, informa o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos.

As decisões foram tomadas democraticamente pelos bancários presentes na Conferência. Agora, os 29 delegados eleitos e os três observadores se preparam para um embate importante. Defender a pauta na Conferência Nacional, entre sexta e domingo (25 e 27/07), em São Paulo.

Presença feminina

A presença da mulher na categoria bancária ganha cada vez mais força no momento das articulações das campanhas nos sindicatos. A participação de 76 mulheres no evento foi amplamente comemorada, mas ainda não é ideal, segundo Emanoel Souza, presidente da Feeb (Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe).

“O número ainda não é o ideal, mas é visível que a participação das mulheres vem crescendo, assim como a dos jovens.” declarou Emanoel. “Esta conferência mostra que a militância vem crescendo.” completou.

A Conferência marca mais um ponto na história da categoria bancária, sendo a maior já feita até hoje. Mas fica o pedido e o desejo de que a participação feminina atinja, pelo menos, os 30% do espaço que é reservado a elas.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados