Notícia

Bancários da Caixa fazem protesto por direitos iguais

11 setembro, 2014

Os empregados da Caixa realizaram manifestação nesta quinta-feira (11/09), em Salvador, para cobrar direitos iguais para todos. Desde 1998, os funcionários dos bancos públicos são divididos em dois segmentos: os que entraram antes de 1998, com todos os benefícios garantidos, e os que ingressaram depois, sem direitos.

As conversações com a direção da Caixa garantiram, ao longo dos anos, a reconquista de muitos benefícios perdidos, a exemplo do plano de saúde com contribuição de 2% sobre a remuneração. Mas, ainda faltam a licença prêmio de 18 dias por ano e o Adicional por Tempo de Serviço (ATS).

Organizada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, a manifestação contou com ampla participação dos trabalhadores, como Ana Luiza de Santana Silva, no banco desde 2004. “Estou buscando recuperar os direitos perdidos. Faço parte da luta”.

O presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, ressalta a importância dos atos. “Precisamos manter a unidade para reconquistarmos todos os direitos perdidos e garantirmos também a ampliação do quadro de funcionários”.

A Caixa é responsável pelos principais programas do governo federal, portanto tem grande demanda e o atual número de empregados é insuficiente para prestar atendimento humanizado. É preciso acelerar as convocações dos aprovados no último concurso público para desafogar as agências bancárias e acabar com as filas.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados