Notícia

Bienal da Bahia encerra programação após 100 dias de ações artísticas

5 setembro, 2014

Café da manhã comunitário, cortejo musical e diversas ações nas áreas de criação visual, teatro, dança e performance vão marcar, neste domingo (7/9), o encerramento oficial da 3ª Bienal da Bahia. Durante cerca de 100 dias, o evento mobilizou Salvador e outros municípios baianos tendo programação focada em diferentes formas de diálogo com o público, estimulando novas linguagens artísticas e a busca de um formato fora do convencional.

A Bienal foi realizada pela Secretaria de Cultura (Secult), sob a coordenação do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), e as atividades finais estarão concentradas no Largo Dois de Julho, no Centro de Salvador, a partir das 9h, quando começa o café da manhã coletivo. A proposta é que cada pessoa do público compareça à Vila Coração de Maria (Rua Democrata 12) levando a sua comida, num piquenique festivo.

A partir das 13h, têm início no Coreto do Largo Dois de Julho ações artísticas, com apresentação de grupos de teatro, música e performance. Já às 16h, as ruas do bairro serão palco do ‘Cortejazz – É Nordestino’, cortejo musical liderado pelo músico Ivan Huol, com participação de diversos outros músicos convidados, que brinca com a principal indagação/conceito feita pela Bienal ao longo dos três meses de realização. Os restaurantes e bares do bairro estarão também envolvidos na programação, sediando exibições de projetos visuais.

Resgate

A 3ª Bienal da Bahia promoveu a retomada de um dos mais importantes eventos artísticos já realizados em Salvador. O retorno ocorreu quase meio século depois da última edição do evento, interrompida bruscamente pela ditadura em 1968. Ao longo dos três meses de programação, a Bienal conseguiu também seduzir o público: o evento teve um público médio de 80 mil pessoas.

Com informações da Secom

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados