Notícia

Caso de censura a jornal baiano será levado à Comissão da Verdade

15 agosto, 2014

A censura feita ao Jornal da Bahia, na edição do dia 1º de abril de 1964, primeiro dia de instalação da ditadura militar no Brasil, fará parte do relatório da Comissão Estadual da Verdade (CEV), a ser enviado à Comissão Nacional, em dezembro. Naquela edição, o jornal baiano foi às bancas sem a manchete e sem algumas matérias.
Um dos textos retirados pelo Exército noticiava uma “rebelião contra o Governo”. Só ficaram as matérias que traziam informações sobre a nova composição do governo de exceção, como o anúncio de que o general Jair Dantas Ribeiro assumiria o Ministério da Guerra.
A Comissão baiana ouviu o depoimento do escritor e jornalista Nelson Cerqueira, que trabalhava como plantonista no Jornal da Bahia na madrugada de 1º de abril de 1964, durante a invasão da tropa do Exército na redação. De acordo com Cerqueira, o periódico foi o primeiro do país a sofrer censura da ditadura militar.
Na audiência, o jornalista contou que os oficiais ditaram a manchete que deveria ser publicada – ‘A Nação que se salvou a si mesma do jugo comunista’, mas que alegou que não poderia mudar a manchete porque o título proposto era muito longo e não cabia no espaço do anterior, que só tinha três palavras.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados