Notícia

Caso Marielle: Alice Portugal e Daniel Almeida votam a favor da manter preso Chiquinho Brazão

12 abril, 2024

Os deputados federais do PCdoB-BA, Alice Portugal e Daniel Almeida, votaram a favor da manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018, no Rio de Janeiro. Por 277 votos a favor, contra 129 e 28 abstenções, a Câmara dos Deputados formou a maioria para que Brazão permaneça preso.

“Não podemos sujar a imunidade parlamentar com sangue”, falou, enfática, Alice. “As evidências são várias. Manter a prisão do Deputado Chiquinho Brazão é o mínimo que podemos fazer por justiça”, continuou. Seu correligionário, Daniel Almeida, também celebrou a ação. “É a justiça sendo feita. Uma vitória crucial na busca pela verdade e justiça”, afirmou o parlamentar, após votação, na noite desta quarta-feira (10).

Segundo a Constituição, prisões de parlamentares no exercício do mandato têm de ser submetidas aos plenários da Câmara (em casos que envolvem deputados) ou do Senado (em casos que envolvem senadores). Em outra frente, o Conselho de Ética da Câmara também abriu processo de cassação do mandato de Chiquinho Brazão.

Brazão foi preso por obstrução de Justiça no dia 24 de março, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão foi confirmada por unanimidade pela Primeira Turma do STF, que também determinou a prisão do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Domingos Brazão e do delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa. Os três são investigados por envolvimento no homicídio de Marielle e Anderson.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados