Notícia

Ciclistas e autoridades discutem segurança em Salvador

17 julho, 2014

Com o tema Segurança, projetos e ações para o ciclismo em Salvador, será realizado um encontro no próximo sábado (19/7), a partir das 8h, no auditório da Associação Baiana de Supermercados (Abase), no Jardim Armação. O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Apoio ao Ciclista, por conta do crescimento da prática esportiva na capital baiana.

Segundo a Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia (Asbeb), Salvador possui cerca de 20 mil ciclistas. Com a implantação de estações de bicicletas, ciclovias e ciclo faixas o número só tem aumentado e vem chamando a atenção dos marginais, que assaltam a qualquer hora do dia e da noite.

Para fugir dos constantes assaltos, foram criados vários grupos, que chegam a pedalar 35 quilômetros pelas ruas de Salvador, durante as noites de terça-feira. Toda semana, uma guarnição da PM acompanha os passeios do grupo Amigos de Bike, graças a acordo firmado com o Comando Geral da Polícia Militar.

“Os marginais normalmente assaltam os ciclistas que andam sozinhos, no caso dos grupos é muito difícil. Solicitamos o apoio da PM porque em determinados locais as pessoas jogavam água, pedras e outros objetos”, afirmou Mauricio Cruz, da Asbeb. De acordo com Lúcia Saraiva, coordenadora do Amigos de Bike, os bairros mais perigosos para os ciclistas são: Amaralina; Praia do Corsário; Pituba; Costa Azul; Stiep; Pituaçu; Jaguaribe; Ribeira e a avenida Luiz Eduardo Magalhães.

O evento deve reunir representantes da Secretaria de Segurança Pública, Transalvador, Comando Geral da Polícia Militar, Escritório da Copa em Salvador e grupos de ciclistas. Também estarão presentes os fundadores do site Bike Registrada, página criada na internet com o objetivo de inibir roubos e colaborar com a recuperação de bicicletas, através de um cadastro gratuito.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados