Notícia

Coletivo de Igualdade Racial da CTB debate conjuntura

6 novembro, 2014

O Coletivo de Igualdade Racial da CTB se reuniu na quarta-feira (5/11), em São Paulo, para debater a conjuntura nacional, o novo governo Dilma e as demandas para a construção de um país cada vez mais justo e igual. “Defender a igualdade é uma ferramenta importante na luta de classes. A presidenta precisa manter diálogo permanentemente com os movimentos sociais para o país fazer as reformas estruturais de que precisa”, diz Mônica Custódio, secretária de Promoção da Igualdade Racial da CTB.

“O avanço da direita no Congresso Nacional reaviva nos movimentos sociais, sindical, estudantil, de mulheres, de negros, da comunidade LGBT as principais bandeiras de luta contra o preconceito e a discriminação”, declara Mônica.

Durante o encontro, foi debatido a organização de uma agenda da comissão com o objetivo de levar para as ruas uma campanha por uma reforma política com ampla participação popular. Os participantes discutiram ainda o planejamento do 2º Encontro da Igualdade Racial, a ser realizado em 20 e 21 de março de 2015, provavelmente em Salvador.

“Vamos privilegiar e dialogar com os companheiros do Norte e do Nordeste para encontrar formas de combater as agressões que vêm sofrendo por causa da eleição. Justamente porque eles são tão povo brasileiro quanto nós e a CTB vai onde o povo está”, reforça a cetebista.

Atividades

Outro tema importante foi a organização de atividades no Dia Nacional da Consciência Negra e o fortalecimento das ações das secretarias da CTB para levar as lutas da classe trabalhadora para a rua, juntamente com as bandeiras de igualdade racial, de gênero, de respeito à orientação sexual e de combate a todas as formas de preconceito e de violação dos direitos humanos.

Atos públicos serão realizados em todo o Brasil, nos dias 19 e 20, principalmente no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Salvador e em Camaçari (BA). Também haverá lançamento da “Cartilha Negro Indígena na Independência do Brasil”.

Com informações da CTB

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados