Notícia

Com abertura vibrante, PCdoB em Salvador inicia conferência municipal

25 setembro, 2021

 

O Comitê Municipal do PCdoB em Salvador abriu, na última sexta-feira (24/09), a sua conferência, que acontece nas modalidades virtual e presencial, até este sábado (25). Vibrante, a abertura contou com um ato político, no Ginásio de Esportes dos Bancários, e reuniu lideranças comunistas e de entidades e partidos aliados.

A Conferência do PCdoB em Salvador está sendo realizada após uma construção que é considerada vitoriosa pela direção cessante. Neste processo, foram realizadas 38 pré-conferências e mobilizados cerca de 300 delegados e delegadas, participantes do encontro municipal.

O balanço foi apresentado pelo atual presidente, Everaldo Augusto, que atribuiu o resultado positivo à elaboração coletiva e à consciência do papel do Partido na capital. “O PCdoB em Salvador tem trajetória de luta junto ao nosso povo, em todas as frentes, seja nos movimentos sociais, nas institucionalidades”, disse.

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, esteve no ato presencial e exaltou a atuação do Comitê municipal. “Salvador, principal seção do partido, é uma das principais do Brasil. Estamos em um dos maiores centros políticos do PCdoB no país”, garantiu.

Também presente na abertura, a deputada federal Alice Portugal destacou as ações e reforçou a importância que a organização política dos comunistas da capital tem para o Partido. “Esse coletivo do PCdoB em Salvador tem sido estratégico para a vida do PCdoB”, afirmou.

Em viagem, o deputado federal Daniel Almeida enviou um vídeo à Conferência e também destacou a história e o protagonismo do Partido em Salvador. “O PCdoB tem forças, lideranças e raízes nessa cidade”.

A deputada estadual Olívia Santana, que foi candidata a prefeita do PCdoB em Salvador, nas últimas eleições, elogiou a forma diferente de fazer política do Partido no município. “O Comitê municipal não discute apenas política nacional e na Bahia. É um comitê que discute a cidade, um conceito de cidade, discute Salvador, essa cidade repartida, injusta”.

Nova direção

Além de discutir as teses do 15º Congresso Nacional do PCdoB, a Conferência do Comitê municipal também vai eleger a nova direção. O nome da ex-vereadora Aladilce Souza foi proposto para ocupar a presidência, junto com o atual secretário municipal de Organização, Jurandir Júnior, indicado para a vice-presidência.

Aladilce defendeu a proposta de nova direção, que, segundo ela, é marcada pela diversidade. “O nosso objetivo é de acolher, de mobilizar o partido, de colocar o partido mais e mais em movimento, para os desafios do momento”, defendeu.

Também participaram do ato político os vereadores Augusto Vasconcelos e Helio Ferreira; Ângela Guimarães (Unegro); Javier Alfaya (Secretaria estadual de Cultura); Natan Ferreira (UJS); Pedro Lucas (UEB); Rosa de Souza (CTB); Julieta Palmeira (SPM); João Carlos Salles (UFBA); Sirlene Assis (DPE); e Luiz Gavazza.

O evento ainda contou com uma apresentação musical do cantor Maviael Melo.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados