Notícia

Comissão Política discute a batalha eleitoral do segundo turno

14 outubro, 2014

Em sua primeira reunião realizada após o primeiro turno da eleição presidencial, realizada na última segunda-feira (13/10), em Salvador, a Comissão Política Estadual do PCdoB priorizou o debate sobre a importância da disputa do segundo turno. A análise mais detalhada sobre o desempenho do partido na Bahia e no Brasil será feita mais adiante.
Em uma avaliação inicial, Daniel Almeida, presidente do PCdoB-Bahia, afirmou que “em que pese a meta de ampliarmos nossas bancadas não ter sido alcançada, consideramos positivo o nosso desempenho eleitoral no estado ao manter as nossas posições, quando levamos em conta o refluxo da esquerda em plano nacional e as imensas dificuldades materiais para a realização das campanhas.”
O presidente acredita, ainda, que a bancada que o Partido conseguiu na Câmara Federal poderá aumentar. “Conquistar a segunda a suplência para deputado federal, com a expressiva votação da Davidson Magalhães, nos dá a possibilidade de alcançar mais uma vaga, no decorrer da legislatura.” Se Davidson assumir, o PCdoB passa a ter três parlamentares federais – foram eleitos Alice Portugal e o próprio Daniel Almeida.
Na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), as três cadeiras da bancada comunista foram mantidas, mas com alterações de nomes. Ao lado do reeleito Fabrício Falcão, passam a integrar o grupo, o esportista e ex-diretor da Sudesb, Raimundo Nonato Bobô, e o vereador de Juazeiro, no Norte do estado, Crisóstomo Lima, mais conhecido como Zó.
Resoluções
A principal resolução da reunião foi sobre a necessidade de os comunistas baianos se dedicarem, “com todo o empenho”, na reeleição da presidenta Dilma Rousseff, do PT. Para Daniel, o país corre o risco de um grave retrocesso político, caso as forças conservadoras vençam a eleição e, por conta dessa perspectiva, “é necessário que todos estejam firmes e conscientes de que é possível vencer a disputa, mesmo sob cerco midiático”.
A Comissão Política também aprovou a confecção de materiais específicos do partido pra divulgação da campanha de Dilma nas ruas e nas redes sociais. Ao fim do encontro, o grupo conclamou a militância a participar de toda a agenda de campanha que está sendo elaborada pelas coordenações municipais e organizar atividades próprias nas categorias, escolas e bairros.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados