Notícia

Comissão Política do Comitê Municipal do PCdoB avalia conjuntura

5 setembro, 2014

Em reunião realizada na última terça-feira (2/9), a Comissão Política do PCdoB-Salvador avaliou os cenários nacional e estadual das eleições desse ano e debateu a reta final da campanha. As discussões resultaram na elaboração de uma minuta, que pode ser lida integralmente abaixo:
 
A Comissão Política do Municipal reunida na última terça-feira, dia 02 de setembro, após avaliar o quadro  político nacional e estadual resolve:
1) Estabelecer como prioridade máxima para todos os dirigentes e militantes de Salvador, o engajamento na batalha eleitoral. Está em marcha um projeto conservador para a presidência da República, encabeçado por Marina Silva, e inflado pela grande mídia, que tem como objetivo ganhar eleição presidencial e estabelecer uma agenda conservadora no campo econômico e no trato com as liberdades individuais. O povo está sendo levado a pensar em Marina como alternativa nova, mas ela representa a velha política. Entregou o seu projeto de governo à herdeira de um dos maiores banqueiros do país, a senhora Neca Setubal, defende  em seu programa a autonomia do Banco Central, a liberação para que o mercado se auto-regule, o que provocará alta de juros, perda da política de valorização do salário e desemprego.  Os grandes interesses do capital internacional também estão contemplados na agenda de Marina, por isso as multinacionais vibram com a possibilidade de ela ganhar a eleição. Suas posições retrogradas em relação a questão da luta LGBT, a defesa da concepção criacionista nas instituições educacionais já assustam os setores mais avançados do movimento social. Como disse o nosso presidente Renato Rabelo, Marina é o Novo que nasce velho.
2) Na sucessão do governo estadual, temos que envidar esforços para eleger Rui Costa e evitar o retrocesso representado por Paulo Souto. É preciso destacar na ação da militância que, sob a liderança de Wagner a Bahia ganhou mais 5 novas universidades federais, 30 novas escolas técnicas, construiu 8 mil quilômetros de estradas, foi campeã de geração de emprego no Nordeste, implantou programas inovadores, como o Parque Eólico e  as políticas de economia solidária, de promoção da igualdade e  dos direitos das mulheres, entre outros avanços. Temos que lutar por mais, porém ter decisão firme de evitar a entrega do governo a uma das maiores expressões do velho carlismo.
3) O PC do B é o partido das grandes batalhas em defesa do país e do povo brasileiro. Em Salvador, terceira capital brasileira, temos que mobilizar as nossas forças e realizar ações que favoreçam a crítica às forças conservadoras e a conscientização do nosso povo. Há que se desmascarar o que representa as candidaturas de Marina Silva e Paulo Souto.
4) Temos que ganhar as ruas para intensificar o debate de idéias e garantir o êxito do nosso projeto eleitoral. Nenhum dirigente ou militante, deve ficar fora das campanhas. Importante fazer a batalha pela reeleição de Dilma, pra eleger Rui governador e para garantir a eleição dos nossos três deputados federais e alcançar a meta de 4 a 5 deputados estaduais.
5) Fica convocada assembléia da militância, amigos e simpatizantes do PCdoB para o dia 23/09, 19h, no Clube Fantoches, Largo Dois de Julho, quando debateremos o quadro político e as orientações para a reta final da campanha.
 
Salvador, 2 de setembro de 2014
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados