Notícia

Comissão Política se reúne para discutir cenário político

14 março, 2014

A Comissão Política Estadual (CPE) do PCdoB realizou, na manhã desta sexta-feira (14/3), em Salvador, uma reunião para debater a conjuntura política nacional e estadual. Na pauta, também esteve o projeto eleitoral do Partido na Bahia, que pretende eleger, em outubro, três deputados federais e aumentar a bancada estadual – que atualmente é composta por três deputados.
Sobre a situação no país, o presidente do PCdoB-BA, Daniel Almeida, afirmou que, apesar das turbulências na relação com o Congresso Nacional, que podem ser superadas em curto prazo, e da pouca habilidade no tratamento com a base de sustentação, a presidenta Dilma Rousseff (PT) desfruta de bons índices de popularidade e aparece nas pesquisas com chances de vitória já no primeiro turno.
“Vivemos um momento de ofensiva da direita brasileira, na tentativa de reabilitar o velho discurso do estado mínimo, das desregulamentações, das privatizações, com as mesmas figuras que levaram o país à falência nos governos de FHC. Parte dessa direita envereda pelo caminho do anticomunismo vulgar, marcando um evento comemorativo do golpe militar de 1964”, afirmou Daniel Almeida.
O presidente comentou, ainda, sobre a posição do Partido de rechaçar  a  legislação antiterror, que segundo ele serviria de reforço às forças direitistas, com vistas à criminalização das lutas do povo, e sobre o projeto do Senador Inácio Arruda (CE), que visa  manter a política de valorização do salário mínimo até o ano de 2019.
 Bahia
O PCdoB está otimista com a evolução do quadro da disputa eleitoral, na medida em que a candidatura de Rui Costa (PT) vem crescendo gradativamente – já aparece em segundo lugar em pesquisas internas -, de acordo com o presidente. Segundo ele, isso se deve a um discurso político bem elaborado e às iniciativas de mobilização popular do Programa de Governo Participativo (PGP), que tem sido um sucesso, tanto de público quanto de repercussão nas regiões onde acontecem.
Daniel Almeida acredita que as oposições, no estado, terão enormes dificuldades em se unificar em torno de uma única candidatura, pelas divergências que aparentam ser insuperáveis, o que os deixariam fragilizados. Na oportunidade, o presidente também conclamou o conjunto do partido a participar dos atos políticos que marcarão os 50 anos do golpe militar de 1964.
Organização
A reunião da CPE também serviu para debater as diretrizes para a ação política eleitoral, de massas e de expansão das fileiras partidárias, a partir das deliberações do 8º Encontro Nacional de Organização, que aconteceu nesta semana, em Brasília. As decisões foram apresentadas pela secretária estadual de Organização, Daniele Costa.
A secretária defendeu que “o desdobramento das resoluções do Encontro para a Bahia deve ter como objetivo  aprofundar a reflexão e as ações sobre a necessidade de alcançar o êxito do projeto eleitoral, alavancando a inserção dos comunistas nas lutas sociais e reforçando a estruturação partidária”.
Dentre as principais iniciativas para materialização do plano, estão o relançamento do Fórum dos Movimentos Sociais, que acontecerá no dia 29 de março em Salvador; a constituição dos Fóruns  Quadros de Bases  e Fóruns de Macrorregiões, que serão instalados a partir de abril; e a reestruturação do Departamento de Quadros, que terá como principal responsável o dirigente Elias Dourado, do Comitê Estadual.
Além disso, a comissão discutiu a realização dos encontros regionais, que têm a intenção de garantir o debate do Projeto Eleitoral 2014 e a estruturação partidária do PCdoB na Bahia.
 
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados