Notícia

Comitê Estadual define o novo sistema de direção do PCdoB

16 dezembro, 2013

O Comitê Estadual do PCdoB, reunido no último sábado (14/12) e no domingo (15), em Salvador, aprovou o novo sistema estadual de direção do Partido. Com a mudança, a direção passa a ter uma Comissao Política voltada para exercer a função de elaboração da politica do PCdoB-BA, entre uma reunião e outra do Comitê Estadual . Já o Secretariado Executivo, deixa a tarefa de elaboração política para cuidar da execução das deliberações do Comitê Estadual e do fortalecimento da Comissão Política.

O núcleo do sistema anterior foi mantido, mas houve uma diminuição no número de integrantes, de 7 para 5. Além do presidente Daniel Almeida, escolhido na conferência de outubro, fazem parte desse núcleo executivo Daniele Costa (Organização), Geraldo Galindo (Comunicação), Péricles de Souza (Administração e Finanças) e Milton Barbosa (Formação e Propaganda).

“A ideia é que o Secretariado Executivo não seja um núcleo de Comissão Política. O novo sistema traz renovação de pessoas e alternância de atribuição de alguns quadros. O objetivo é dinamizar e dar mais agilidade ao processo de direção do partido. A composição que foi feita tem condições para isso”, defendeu o presidente e também deputado federal Daniel Almeida.

Para a vice-presidência foi mantido o nome do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhaes. Entre as novidades, também está a criação da Secretaria Estadual de Mídia, assumida pela secretária de Comunicação anterior, Julieta Palmeira, atualmente na diretoria geral da indústria farmacêutica pública, a Bahiafarma.

Outra novidade foi a criação da Secretaria Institucional da Presidência, integrada por Julieta Palmeira; Marcelo Brito; pelos secretários de estado Ney Campello (Secopa) e Nilton Vasconcelos (Setre); além do líder da bancada do Partido na Assembléia Legislativa do Estado (AL-BA). Foram incluídas no sistema de direção a Coordenação da Luta pela Paz (deputado estadual Álvaro Gomes) e a Coordenação de Assuntos Indígenas (Cacique Aruã).

Nas secretarias e departamentos já existentes, houve poucas alterações e a composição definida foi: secretaria de Mulheres (deputada federal Alice Portugal e subsecretária vereadora Aladilce Souza); Secretaria Sindical (Aurino Pedreira e Augusto Vasconcelos, subsecretário); de Juventude (Vladimir Meira); Movimentos Sociais (Geraldo Galindo); Departamento de Quadros (Elias Dourado); e Comissão de Controle (Carlos Valadares, Vandilson Costa, Luiz Gavazza, Ilka Bichara e Zé Doutor).

O Fórum de Movimentos Sociais, presidido por Daniel Almeida, conta com as coordenações de Direitos Humanos (Ana Guedes), de Combate ao Racismo (Ilza Francisca), do Movimento do Esporte (Raimundo Bobô), da Saúde (Gisélia Santana), de Educação (Jorge Carneiro), do Movimento da Cultura (Javier Alfaya), do Meio Ambiente (Elias Dourado e Alfredo Boasorte) e da Economia Solidária (Milton Barbosa), além da Secretaria de Mulheres e de Midia.

Foi definida, também, a criação de oito coordenações regionais, envolvendo quadros dirigentes dos diversos municípios onde o partido está estruturado. À frente da Fundação Maurício Grabois estará Carlos Valadares, e da Escola Estadual Loreta Valadares, Antônio Barreto.

Balanço

Além da escolha do novo sistema de direção, a direção estadual debateu os elementos para a análise da gestão de Jaques Wagner e a participação do PCdoB no Governo estadual. A atualização política também contou com um debate sobre as estratégias do Partido para as eleições do ano que vem.

“Consideramos que devemos nos mobilizar para o projeto nacional, com Dilma, e também na Bahia. Agora, é buscar discutir com o governador sobre a nossa participação na disputa de 2014, levando em conta o objetivo de crescimento do PCdoB”, completa Daniel Almeida.

Sobre a decisão do PT de anunciar o nome do chefe da Casa Civil, Rui Costa, para encabeçar a chapa majoritária e disputar o governo, o Comitê não se pronunciou. Segundo o presidente, esse ainda não é o momento de definir a participação na chapa e nem de anunciar apoio a pré-candidatos.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados