Notícia

Conferência do PCdoB Salvador inicia na sexta e será virtual e presencial

23 setembro, 2021

O PCdoB de Salvador promove nesta sexta e sábado, 24 e 25 de setembro, a sua Conferência Municipal, quando será eleita a nova direção que vai comandar a sigla nos próximos dois anos e os delegados e delegadas que participarão da Conferência Estadual, que acontece nos dias 1º e 3 de outubro e é preparatória para o 15º Congresso Nacional. A atividade acontece no Ginásio de Esportes dos bancários da Bahia, nos Aflitos, adotando todas as medidas e protocolos de segurança de combate ao coronavírus.

A abertura contará com um ato político, na sexta-feira, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, Fanpage e Instagram, e já tem presença confirmada de parlamentares, lideranças políticas e representantes de instituições ligadas ao PCdoB. No sábado a Plenária começa às 9h e terá transmissão pela Plataforma Zoom, que será disponibilizado com antecedência, para quem preferir acompanhar remotamente.

De acordo com o presidente do Comitê Municipal, Everaldo Augusto, que na ocasião vai se despedir do cargo após dois mandatos, a atividade acontece em meio a grandes batalhas políticas com forte atuação do Partido e pontos positivos. “O PCdoB de Salvador realiza sua Conferência Municipal no curso de grandes batalhas na cidade, nas quais tem tido participação ativa, com acúmulo de vitórias, e com crescimento da sua influência política e número de filiados e filiadas.”, disse.

Em sua avaliação ele destacou a candidatura da deputada estadual Olívia Santana para a prefeitura de Salvador e de vereadores comunistas. “A primeira delas foi o processo eleitoral ocorrido em 2020, quando a nossa candidata a prefeita, Olívia Santana, apresentou um novo projeto de gestão, com um olhar voltado para a população mais necessitada, e também com os nossos candidatos e candidatas a vereadores, quando conseguimos expressiva votação e elegemos dois sindicalistas para Câmara de Vereadores: Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira.”.

O combate à Covid-19 e aos desmandos do atual presidente foram citados como segundo grande enfrentamento. “O Partido teve e continua tendo participação ativa na batalha pela vida, contra a Covid, contra o negacionismo e responsabilizando o presidente Bolsonaro e seu governo pelas mortes ocorridas no Brasil por conta da pandemia.” E condenou a atual gestão federal pelo desmonte do País. “Não dá mais para aguentar esse tipo de governo de viés fascista, ultradireitista, de eliminação do direito dos trabalhadores, de corte de investimentos, privatizações criminosas e completamente despreparado e sem uma política para combater a crise econômica e retomar o crescimento econômico do país com geração de emprego”.

Everaldo falou ainda da sua expectativa após a Conferência. “Sairemos com o partido ainda mais forte, mais unido e mais convencido de que as coisas só mudam com a luta dos trabalhadores, com o povo participando dos grandes enfrentamentos. E assim, vamos construir no próximo período uma grande vitória no processo eleitoral de 2022 com um projeto amplo sobre a cidade de Salvador. Buscando a resposta para os seus impasses e os principais gargalos que vivemos.”

Atividades preparatórias

Nos últimos meses o Partido realizou várias atividades preparatórias para a Conferência Municipal, entre elas o Ciclos de Debates sobre Salvador, com encontros virtuais nos meses de junho e julho, quando foram debatidos diversos assuntos de interesse social com lideranças e especialistas de vários segmentos; e a Reunião Ampliada, ocorrida no dia 10/08, que contou com palestra do vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino.

Os Comitês Intermediários, Coletivos, Organismos de Base e Distritais também realizaram suas Plenárias, quando, além de discutirem as demandas de cada região/setor, elegeram seus dirigentes e os delegados e delegadas que participarão das discussões que acontecem neste final de semana.

 

Texto: PCdoB Salvador 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados