Notícia

Conferência Estadual de Mulheres reúne 1200 delegadas de 344 cidades baianas

13 novembro, 2015

Foi grande a mobilização das mulheres baianas para a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Tanto que o número de municípios representados e delegadas eleitas superou todas as expectativas. Além de um plenário cheio, o que se viu ao longo dos três dias de evento, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, foi um debate político de alta qualidade.
Com o tema Mais direitos, participação e poder para as mulheres, a Conferência é o espaço para o debate aberto e a apresentação de ideias de diferentes mulheres e dos diversos territórios baianos, na perspectiva de discutir a paridade nas instâncias representativas de poder.
A abertura foi na quarta-feira (11/11), com as presenças de representantes de diversos movimentos sociais de mulheres, autoridades e parlamentares, com direito a apresentação cultural da cantora Margareth Menezes e das Ganhadeiras de Itapuã, em homenagem ao Novembro Negro e às mulheres negras.
Mas, a expectativa maior era pelo segundo dia, quando ocorreu a tão esperada palestra magna, ministrada pela pesquisadora e doutora em Ciências Políticas Lúcia Mercês de Avelar. Ela apresentou uma análise do panorama de conquistas das mulheres, e questionou os motivos que levam as mulheres a terem tantas dificuldades de entrar nos partidos políticos, apesar de já terem tantas conquistas alcançadas. Segundo Lúcia, o cenário político tem muito o que melhorar para as mulheres e é possível enfrentar o domínio masculino.
Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, é importante ter esse diagnóstico e o retrato da organização das estruturas, para que possamos pensar melhor as estratégias, derrubando as barreiras e garantindo o empoderamento das mulheres. “Todas as questões do desigualdade decorrem do desempoderamento. É fundamental, portanto, discutir como será a partilha do poder daqui pra frente”.
A conferência terminou, nesta sexta-feira (13/11), com a aprovação de propostas a serem levadas à etapa nacional pelas delegadas eleitas nesta manhã. Teve também a posse das novas integrantes do Conselho em Defesa dos Direitos das Mulheres.
A vereadora Aladilce se disse orgulhosa do que presenciou. “Temos mais de mil mulheres aqui, se manifestando contra todas as formas de violência, com seus testemunhos, lutando por igualdade de oportunidade no mercado de trabalho, salário igual para trabalho igual e reconhecimento”.
Alice Portugal completou: “precisamos evoluir para que as políticas públicas encarem a mulher como uma cidadã que precisa ser empoderada, para superar essa distorção e essa discriminação que perseguem a mulher há séculos”.
O balanço da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres é, de acordo com a secretária Olívia Santana, mais do que positivo: surpreendente. “Foi muito emocionante ver os depoimentos dessas mulheres, que vêm no movimento social um apoio”. Segundo ela, o sucesso dessa realização revela ainda que o governo do estado está acolhendo esta luta.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados