Notícia

Convenção do PCdoB-BA em Salvador confirma projeto eleitoral 2022

29 julho, 2022

 

O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia realizou, nesta sexta-feira (29/07), em Salvador, a convenção eleitoral, que aprofundou os debates sobre o projeto para as eleições deste ano. Na oportunidade, os (as) dirigentes comunistas confirmaram as estratégias elaboradas para a disputa do pleito de outubro, no estado.

Serão três candidaturas à Câmara Federal: de Alice Portugal e Daniel Almeida, que buscam a reeleição, e de Manoel Messias; e treze candidaturas à Assembleia Legislativa: a reeleição dos atuais quatro deputados, Olívia Santana, Bobô Tavares, Fabrício Falcão e Zó Lima, e outros nove nomes.

Também concorrerão a vagas na Assembleia: Ajax Tavares, Dart Clair Cerqueira, Cacique Aruã, Helio Ferreira, Jessica Silva, Mario Martinelli Júnior, Patrícia Vieira Lima, Rui Oliveira e Tobias dos Santos. Os nomes apresentados estiveram no evento e defenderam suas candidaturas.

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, explicou que o projeto eleitoral confirmado foi fruto de intensos debates durante os últimos dois anos, levando em consideração as dificuldades do contexto político. “Não é fácil lançar uma candidatura própria, mas chegamos a um projeto político e eleitoral que tem a consciência da retomada do desenvolvimento do nosso País”, disse.

Davidson ainda agradeceu à direção pelo empenho e abdicação na construção da proposta que o PCdoB vai levar às eleições. Ele também conclamou a militância comunista a se empenhar na campanha, para que o resultado das urnas supere as expectativas, como aconteceu em 2018.

“Prevemos a eleição de quatro deputados estaduais, mas podemos, quem sabe, chegar a cinco. Queremos reeleger nossos dois deputados federais, mas podemos eleger mais um. É possível, se nos mobilizarmos como mobilizamos na última eleição”, acrescentou o presidente do PCdoB-BA.

O vice-presidente do Partido, Geraldo Galindo, lembrou do aniversário de 100 anos da organização comunista no Brasil, neste ano, e pediu à militância engajamento nas eleições, para que o resultado seja mais um motivo de celebrar o centenário. “Nesse pique de comemorações, eleger nossas candidaturas, Lula e Jerônimo é uma necessidade para combater a escalada golpista do nosso País”.

A atividade também contou com a presença dos prefeitos Tiago Dias (Jacobina), Leandro Bergue (Macururé) e Marcos Palmeira (Remanso), e de diversos vereadores, representados por Augusto Vasconcelos (Salvador) e Luciana Tavares (Lauro de Freitas).

Majoritária

A convenção estadual também discutiu as táticas da federação Brasil da Esperança, que o PCdoB integra, junto com o PT e o PV. Na ocasião, foi confirmada a coligação com os outros partidos que compõem a chapa majoritária, composta por Jerônimo Rodrigues (PT), candidato a governador; Geraldo Júnior (MDB), vice; e Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição ao Senado.

Jerônimo Rodrigues esteve presente no evento do PCdoB e defendeu a importância de fortalecer as bancadas comunistas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, para aumentar a força da esquerda na Bahia. “É fundamental que os mandatos do PCdoB sejam fortalecidos, o que reflete também nos mandatos de vereadores e prefeitos do Partido”, disse.

O pré-candidato a governador ainda defendeu a necessidade de continuar o projeto de gestão popular na Bahia, iniciado por Jaques Wagner, em 2007. “Esse é um momento histórico para a retomada da esperança. […] Nós vamos continuar no caminho de expandir as políticas públicas, de fortalecer o diálogo com os movimentos social e sindical. Nós teremos um governo participativo”.

A convenção da chapa majoritária, que vai confirmar as candidaturas de Jerônimo, Geraldo e Otto, vai acontecer neste sábado (30), no Parque de Exposições de Salvador, a partir das 9h.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados