Notícia

CTB reúne sindicalistas para debater emancipação das mulheres

25 julho, 2014

Na manhã desta sexta-feira (25/07), mulheres de diversos sindicatos da Bahia estiveram reunidas no 3º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CTB, quando debateram temas referentes à emancipação e maior participação feminina na política. O encontro aconteceu no auditório Sindicato dos Bancários, em Salvador.

A secretária Estadual de Mulheres da CTB, Marilene Betros, declarou que a CTB já nasceu com o DNA feminino. “Isso demonstra a atenção que temos com as questões de gênero e da mulher trabalhadora. Precisamos, cada vez mais, ter mulheres preparadas para disputar espaço na política e assim elevar a condição da mulher brasileira”, declarou a dirigente.

Presidente da CTB na Bahia, Aurino Pedreira afirmou que a Central tem compromisso com o debate sobre o empoderamento das mulheres, que chefiam grande parte das famílias brasileiras. “Mesmo assim, ainda não há o reconhecimento efetivo dessas mulheres. Elas precisam ocupar mais espaços de trabalho e poder. Precisamos ter uma maior representação feminina nas presidências de sindicatos e federações em nosso país”.

Única deputada federal da Bahia, Alice Portugal também discorreu sobre a situação da mulher trabalhadora no país. “Conhecemos todas as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no ambiente de trabalho e, por isso mesmo, precisamos nos emancipar economicamente”. Para Alice, é necessário instituir a cultura emancipacionista desde muito cedo nas mulheres e fortalecer a participação feminina nos ambientes de decisão.

“Dos 513 deputados federais, somos apenas 45 deputadas. Isso é um absurdo, que precisa ser mudado. Felizmente, o PCdoB tem o maior percentual de representatividade de mulheres no Congresso”, avalia a deputada Alice Portugal. Para ela, mesmos com todas as dificuldades, as mulheres têm avançado bastante nesses últimos anos. Prova disso, é a presença de Dilma Rousseff na presidência da República.

Ivânia Pereira, secretária Nacional de Mulheres da CTB, apresentou dados que demonstram a atual situação feminina no mercado de trabalho. Segundo ela, é preciso implementar políticas públicas que diminuam as desigualdades de gênero, promovam a autonomia das mulheres e favoreçam sua participação na militância sindical e política.

O encontro contou com a presença presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), Patrícia Vieira, da vice-presidente licenciada da CTB Bahia, Rosa Souza, e de mulheres e homens de diversos sindicatos do Estado.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados