Notícia

Cultivo das folhas sagradas do candomblé terá apoio da Setre

6 fevereiro, 2015

O povo de santo, dos mais variados terreiros de candomblé da Bahia (capital e interior), celebrou com alegria e emoção o lançamento do Projeto Rede de Hortos para Beneficiamento de Plantas Medicinais e Litúrgicas (RHOL), beneficiado pelo edital de matriz africana da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Dentro do seu ritual religioso – evocando cantos sagrados – a cerimônia aconteceu na última terça-feira (3/2), no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, com as presenças do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes e do superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa, entre outras autoridades.
O convênio que realiza o projeto RHOL segue a proposta da Lei Nº 13208 de 29/12/2014, que institui a Política Estadual de Fomento ao Empreendedorismo de Negros e Mulheres. Doze (12) terreiros de candomblé que possuem viabilidade hídrica (água) para a implantação de hortos agroecológicos, em municípios da Região Metropolitana de Salvador e do Recôncavo Baiano serão os primeiros beneficiados.
Resgate 
O secretário Álvaro Gomes destacou a criação do projeto do horto como um resgate à cultura de matriz africana que tem nas folhas sagradas o seu principal elemento. “A folha tem uma importância vital para o povo de santo e sem ela é impossível realizar qualquer ritual no candomblé. As plantas servem nas práticas rituais e terapêuticas e, por isso, estamos oferecendo o apoio que possibilite o desenvolvimento desta cultura nos espaços dos próprios terreiros”.
O superintendente de Economia Solidaria da Setre, Milton Barbosa, valorizou o respeito do Governo do Estado às religiões de matriz africana e anunciou que as parcerias deverão continuar, uma vez que o projeto RHOL “visa incentivar na atuação de forma associativa e cooperativa as alternativas de ocupação e geração de renda dos beneficiários do projeto, hoje em torno de 60 famílias que moram nos terreiros de candomblé”.
Além do titular e do superintendente da Setre, estavam presentes  representantes de empreendimentos solidários envolvidos no projeto e da Organização Filhos do Mundo (FEME), entidade beneficiada pelo Edital 001/2014, que distribuiu um total de R$ 7,6 milhões em apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Economia Solidária no Âmbito dos Espaços Socioculturais de Matriz Africana.
 
Fonte: Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados