Notícia

Daniel Almeida cobra atenção aos trabalhadores das Matrizes do Forró

22 junho, 2021

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA), defensor que as Matrizes do Forró sejam incluídas no livro de registro de bens imateriais do povo como patrimônio cultural imaterial do Brasil, cobrou a implementação de políticas públicas para salvaguardar esse bem, nesta pandemia. Uma das formas de proteção nestes tempos de isolamento, segundo o parlamentar, está na realização de shows virtuais.

Daniel entende que, com a iminência da terceira onda da Covid-19, a situação da categoria poderá se agravar, porque, mais uma vez, o São João terá que ser comemorado em casa. Estados como a Bahia já proibiram a circulação de transportes intermunicipais no período junino, com o objetivo de evitar aglomerações pelos interiores.

“Pelo segundo ano seguido, precisaremos ficar em casa para comemorar as tradicionais festas juninas no Nordeste. Acredito que seja fundamental o investimento de governos e municípios na realização de lives juninas”, sugere. “Levar entretenimento para casa das pessoas é uma forma de mantê-las em suas residências, além de dar um suporte financeiro para a classe artística de forrozeiros, que é uma das mais prejudicadas na pandemia”, defende.

Por meio de emenda parlamentar do deputado, foram realizados fóruns virtuais de forró raiz nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Ceará. De acordo com a Associação Cultural Balaio Nordeste, responsável por elaborar ações para promover o legado histórico da tradição cultural nordestina, “a realização dos Fóruns nos estados do Nordeste vem fortalecer a rede dos fóruns que organizam e articulam as comunidades forrozeiras e os diversos atores sociais envolvidos na cadeia produtiva do forró, bem como o processo de Salvaguarda das Matrizes do Forró”.

O deputado esteve presente na luta pela liberação dos recursos da Lei Aldir Blanc para o setor das artes. “É de extrema necessidade prorrogar o auxílio à cultura, um setor que sofre muito, desde o primeiro dia da pandemia. O último setor a sair da quarentena e do isolamento será essa atividade tão essencial para a nossa vida”, finaliza o parlamentar comunista.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados