Notícia

Daniel Almeida: “Precisamos reduzir as desigualdades regionais”

1 agosto, 2014

O Portal Vermelho realiza uma série de entrevistas com os candidatos do PCdoB nas Eleições desse ano. O último entrevistado foi o deputado federal e candidato à reeleição Daniel Almeida, do PCdoB-BA. Confira a matéria, que é assinada pela repórter Laís Gouveia.
— —
Daniel Gomes de Almeida nasceu em Mairi, no interior da Bahia, e tornou-se operário ainda muito jovem, quando participou do movimento sindical. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil. O dirigente seguiu sua trajetória política ocupando durante quatro mandatos a vaga de vereador, em Salvador. Como deputado federal está em seu terceiro mandato e se candidata à reeleição nessas eleições.
No campo nacional, Daniel afirma que os quatro anos de governo Dilma foram fundamentais para os avanços do país: “As mudanças foram perceptíveis, temos como exemplo a política de valorização do salário mínimo, os programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, a expansão das universidades, maior porcentagem do PIB e 75% dos royalties do petróleo para a educação, o programa Mais Médicos que visa enfrentar o gargalo que possuímos na saúde pública”.
Para o deputado comunista “houve também uma estabilidade institucional democrática e respeito com os movimentos sociais”.
Ele elogia o êxito do Brasil na Copa do Mundo: “perdemos no campo, mas o país deu um show de receptividade e infraestrutura para o mundo”.
Desafios
Segundo o deputado, o governo deve investir em alguns temas e garantir mais mudanças para a população “Precisamos pensar na mobilidade urbana das cidades, ampliar e ajustar a politica energética, pensar em recursos alternativos como a Energia Eólica e Solar, recuperar programas do Etanol e Biodisel de energia limpa. Há outras questões pontuais para melhoria da qualidade de vida, como a redução da jornada de trabalho e a Convenção 158 da OTI, que proíbe a demissão imotivada”.
Daniel diz que as desigualdades regionais no Brasil são gritantes e essa característica se aprofunda na Bahia. “Possuímos uma grande parcela de analfabetos, maior população rural do país e de dependentes do Programa Bolsa Família. Os últimos 12 anos foram de extrema importância para tirar essa parcela da sociedade da miséria, porém, acelerar esse processo é fundamental. Uma medida seria a maior industrialização do interior, desconcentrando o acúmulo da riqueza das grandes metrópoles”.
Ele afirma que “como deputado, procuro atender principalmente a população do interior do estado, onde a desigualdade social é muito mais acentuada, comparando com quem vive na capital. Neste sentido, procuro lutar por recursos para desenvolver o local através de emendas individuais e de bancada, através da vinda de universidades públicas e também na infraestrutura, como exemplo a construção de ferrovias, estradas e abastecimento de água, que por consequência já está trazendo avanços para a região”, conclui.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados