O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA) comemorou o anúncio da autorização para a elaboração do projeto de construção do Canal do Sertão Baiano, para garantir segurança hídrica para a população do estado que sofre longos períodos de estiagem. Na última terça-feira (22/02), o parlamentar esteve presente na cerimônia de assinatura da ordem de serviço do estudo, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília.
Na ocasião, Daniel afirmou que sempre esteve na luta para a viabilidade da proposta que, segundo ele, pode resultar em “uma das maiores obras de infraestrutura hídrica da Bahia nas últimas décadas”. “Sempre pautei essa discussão, no tempo que fui coordenador da Bancada da Bahia e ajudei a alocar recursos, pois sei da importância em levar água para o progresso da região”, disse.
O Canal do Sertão terá, aproximadamente, 330 km e pretende garantir o suprimento hídrico das bacias hidrográficas de Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe, beneficiando 1,2 milhão de pessoas e gerando cerca de 45 mil empregos diretos. “É uma obra estratégica para se evitar os efeitos devastadores do período de estiagem”, disse Almeida.
O projeto é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e a expectativa é de que seja realizada a transposição da água do Rio São Francisco até a barragem de São José, beneficiando cerca de 50 municípios baianos. “O empreendimento vai beneficiar o homem e a mulher do campo que trabalham de sol a sol para garantir o sustento da família. Além disso, a expectativa é que as cadeias produtivas sejam potencializadas e valorizadas com a criação de mais postos de trabalho”, falou Daniel.
De acordo com o MDR, projeto básico do Canal do Sertão Baiano será de R$ 19 milhões, sendo R$ 4 milhões repassados ainda neste ano.
Com Ascom/Daniel Almeida