Notícia

Demora na convocação de professores prejudica educação municipal

10 fevereiro, 2015

Não tem sido raro o cancelamento de aulas na rede municipal por falta de professores, merendeiras e porteiros. A demanda por funcionários na rede municipal existe e o concurso público para suprir a lacuna nos cargos já foi realizado, em outubro de 2010. No entanto, a Prefeitura de Salvador não convocou todos os aprovados.
“A garantia da Educação Infantil e Fundamental é de responsabilidade da prefeitura, queremos garantir a convocação dos aprovados”, explica a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que enviou ofício ao secretário municipal de Educação, Guilherme Bellintani, solicitando a convocação dos aprovados no concurso.
Após a prorrogação decretada pelo Poder Executivo Municipal, em fevereiro de 2013, a validade do concurso para os cargos de coordenador pedagógico e professor é 24 de fevereiro de 2015. Portanto, faltam apensa duas semanas para expirar, e até agora nenhuma movimentação foi feita.
Apesar de afirmar que considera a educação umas das prioridades da gestão atual, a prefeitura convocou apenas 70% dos 2.185 aprovados para as vagas de coordenador pedagógico, professor e agente de suporte operacional e administrativo. “Existe uma lacuna de profissionais na rede municipal de ensino. Em certas unidades escolares. Há até estagiários lecionando para os estudantes, por falta de professores”, declara Aladilce.
A nomeação de gestores também é reivindicação da APLB Sindicato. Inclusive, este item está na pauta emergencial da entidade, que está sendo negociada com a Secretaria Municipal da Educação de Salvador, visando garantir o bom início do ano letivo.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados