Notícia

Deputado Zó denuncia falta de abastecimento de água em comunidades rurais da Bahia

3 março, 2021

O deputado estadual Zó Lima (PCdoB-BA) manifestou-se ontem (2) a respeito da paralisação do abastecimento de água em algumas cidades da Bahia e do risco disso acontecer em demais comunidades rurais do estado. “Somente no Território do São Francisco, que estão os municípios de Juazeiro, Casa Nova, Curacá, Remanso, Sento Sé, Canudos, Uauá, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, são quase 2 mil comunidades que ficarão sem acesso a água. Isso é desumano”, informou o parlamentar.

Essa situação está ocorrendo pela falta de recursos destinados à Operação Carro-Pipa, que também é conhecida como Programa Emergencial de Distribuição de Água, pois o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, forneceu crédito para o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável por essa ação, mas não para a operação de abastecimento de água.

“É impressionante como o governo federal não trata esta situação como emergencial. Eles não conhecem a realidade. Não conhecem o Brasil e as necessidades de quem vive no sertão. Aí não investem nem em adutoras, nem mandam os recursos para a Operação Pipa. É preciso mais sensibilidade com os sertanejos. É preciso mais humanidade por parte do Governo Federal”, declarou Zó.

O deputado, diante desse contexto, comunicou ter solicitado o apoio de parlamentares para pressionar o Ministério da Economia a inserir o benefício do projeto do Carro-Pipa no orçamento da União, gerando assim emprego para pipeiros e saciando a sede de quem tem dificuldade no acesso de água potável.

“Já acionamos o deputado federal Daniel Almeida para levar esta pauta para o Congresso. Estou entrando com um requerimento na presidência da Assembleia Legislativa para montarmos uma comissão e buscarmos apoio das demais Assembleias dos estados do Nordeste, junto com a bancada federal do Nordeste, para que possamos sensibilizar o Ministério da Economia e que assim os recursos sejam liberados. O povo não pode ficar sem água. Ninguém vive sem água. Esperamos que o governo federal atenda ao nosso pedido”, reiterou Zó.

Foto: Divulgação/MDR

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados