Notícia

Deputados do PCdoB-BA criticam decisão do Senado de privatizar Eletrobras

18 junho, 2021

O Senado federal aprovou, na última quinta-feira (17/06), a Medida Provisória (MP) 1.031/2021, que autoriza a privatização da Eletrobras. Os deputados federais do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida e Alice Portugal, criticaram a decisão, que, segundo eles, intensifica a política retrógrada do governo Bolsonaro de desmonte do patrimônio nacional.

Para Daniel, se confirmada a desestatização da estatal, o Brasil poderá enfrentar sérios problemas energéticos. “Vender a Eletrobrás = vender a CHESF [Companhia Hidrelétrica do São Francisco] = deixar vários municípios do Nordeste sem luz e sem água = gerar uma crise hídrica sem precedentes = retrocesso pro país!”, explicou o parlamentar.

Alice Portugal lamentou o aval dado pelos senadores para a privatização da Eletrobras, mas garantiu que vão continuar as mobilizações no Congresso para derrubar a medida provisória. “É um ataque à soberania nacional. O texto volta para votação na Câmara. A luta continua!”, disse.

A Eletrobras é responsável por pelo menos 30% da energia do país e gerou R$ 30 bilhões de lucros nos últimos três anos. A previsão é de que, com a desestatização, a conta de luz, que tem aumentado recentemente, encareça ainda mais.

A MP precisa da aprovação final do Congresso até o dia 22, quando perde a validade.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados