Notícia

Deputados do PCdoB-BA se mobilizam para barrar privatização dos Correios

20 abril, 2021

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), incluiu na pauta do Plenário a urgência do Projeto de Lei (PL) 591/21, que autoriza a privatização dos Correios, mesmo após defender que a Casa deveria se concentrar no debate sobre a pandemia. Os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, do PCdoB da Bahia, condenaram a manobra feita pelo presidente, junto com aliados da base do governo, para colocar o tema em pauta, e estão mobilizados para barrar a proposta.

Para Daniel Almeida, este é mais um ataque do governo Bolsonaro, que tem sido marcado pela privatização. “Vamos votar contra esse absurdo, e precisamos de ampla mobilização popular. A desconstrução de uma empresa de serviço postal, secular, que é a cara do Brasil, que possui milhares de trabalhadores, está a serviço de quem?”, destacou.

Alice Portugal lembrou que os Correios são estratégicos para o pais, justamente porque a empresa está presente em todos os cantos do Brasil. “Bolsonaro quer entregar ao setor privado a nossa empresa bicentenária, que está presente em mais de 5 mil municípios e presta um serviço essencial a toda população. […] Vamos pressionar para evitar a privatização dos Correios”, disse.

As tentativas de privatização dos Correios são antigas. Daniel Almeida, inclusive, foi um dos responsáveis pela criação de uma frente parlamentar em defesa da estatal e afirma que é preciso levantar a voz novamente para impedir que Bolsonaro entregue tudo à iniciativa privada.

“É o intento deste governo há tempos entregar tudo à iniciativa privada, mas os trabalhadores têm respondido com resistência, pois sabem que os Correios fazem parte da identidade nacional. Isso é inaceitável, antinacional. Os Correios são necessários para o Brasil. Este tipo de proposta não pode passar no Parlamento”, concluiu.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados