Notícia

Deputados do PCdoB-BA votaram contra a privatização da Eletrobras

22 junho, 2021

Depois de passar pelo Senado, a Medida Provisória (MP) 1031/21, da privatização da Eletrobras, voltou para a Câmara dos Deputados, que concluiu a votação na última segunda-feira (21/06). Os deputados federais do PCdoB-BA, Alice Portugal e Daniel Almeida, votaram, pela segunda vez, contra a matéria, e lamentaram a decisão do Congresso.

Para Daniel, a desestatização da Eletrobras coloca o Brasil em risco. “A privatização da Eletrobras é um grande crime contra o povo, entrega o patrimônio brasileiro à iniciativa privada. Existe uma previsão de aumento na tarifa de energia dos brasileiros, consequentemente aumentam os riscos de apagão e prejuízos causados para a população”, disse.

Alice destacou que, com a entrega da estatal, os brasileiros vão ‘pagar a conta’, e lembrou da luta do PCdoB para derrubar a MP, que não termina. “Lutamos muito para barrar este retrocesso. O PCdoB apresentou destaque ao texto votado hoje para defender os direitos dos trabalhadores da empresa, mas não foi aprovado. Iremos à justiça contra esse absurdo. A luta continua”, garantiu.

A Eletrobras é vinculada ao Ministério de Minas e Energia e responde por 30% da energia gerada no País. O modelo aprovado prevê a emissão de novas ações a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União.

Com o aval da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a MP vai agora à sanção presidencial.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados