Notícia

Desigualdade entre salários do homem e da mulher vem caindo

7 novembro, 2014

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, disse, nesta sexta-feira (07/11), durante o Seminário de Sociologia da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Saúde do Trabalho, que apesar de a mulher receber salários menores que o dos homens, essa disparidade vem diminuindo.

Segundo ele, ano passado, as mulheres tiveram aumento real de salário em torno de 3,95% acima do dos homens. “Mas, falta muito para que isso se transforme em isonomia”, declarou.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no final do mês passado, apontou que a população feminina recebe 68% da renda dos homens. Mas, mostrou também que a mulher é mais escolarizada. Entre as trabalhadoras ocupadas, 19,2% têm nível superior, enquanto os homens somam 11,5%.

Ao comentar sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho, Manoel Dias explicou que o Brasil vive o seu melhor momento com o pleno emprego. Ele comparou a situação o país com a da Europa, onde mais de 100 milhões de pessoas estão desempregadas. No mundo, 800 milhões de trabalhadores estão sem emprego, resultado da crise de 2008.

Ele revelou ainda que, até o final do ano, o tempo para a confecção e entrega da Carteira de Trabalho, atualmente em 30 dias, vai despencar para 20 minutos. Ou seja, o documento vai ser entregue na hora ao trabalhador, graças à automatização do serviço. Em 2105, o governo deve implantar um cartão que substituirá a carteira convencional. “Neste cartão constarão todas as informações necessárias para o empregado buscar direitos e receber benefícios. O trabalhador  terá seus dados num cartão que facilitará enormemente a vida”, explicou.

Isso significa que o Brasil continuam avançando e que a escolha dos brasileiros nas urnas foi mais do que acertada. Nunca se fez tanto pelo social e pela economia neste país.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados