Notícia

Dia 14 tem sessão especial sobre saúde do trabalhador na Câmara

13 novembro, 2014

Uma Sessão Especial será realizada nesta sexta-feira (14/11), a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Salvador, para discutir os efeitos da relação do trabalho na saúde dos trabalhadores. O evento é promovido pelo vereador Everaldo Augusto, líder do PCdoB na Casa, e vai reunir representantes do movimento sindical, Ministério Público do Trabalho, Previdência Social, CTB, Conselhos Regionais de Medicina e Psicologia, SRTE e Setre, que vão discutir assuntos como revisão de aposentadoria, assédio moral, doenças ocupacionais, etc.
“As novas tecnologias e os novos materiais empregados no processo de produção tem provocado um grande salto na produtividade das empresas. Porém, não há proteção ao trabalho, razão principal do surgimento de muitas doenças ocupacionais, algumas antigas outras novas. Os trabalhadores se tornam vulneráveis diante da situação. Além disso, as novas formas de gerenciamento  das empresas também tem atingido a saúde do trabalhador, sobretudo com a incidência do assédio moral. Com trabalhadores cada vez mais submetidos a exaustivas jornadas de trabalho e não raro a exigência de cumprimento de metas. Tudo isso tem adoecido os trabalhadores, seja com doenças físicas ou mentais”, afirmou o vereador.
O encontro vai tratar ainda da responsabilidade das empresas e da Previdência Social com os trabalhadores. Atualmente existem inúmeros profissionais aposentados por motivos de doença e os valores das aposentadorias estão sendo revisados e muitos suspensos. “Queremos que os representantes da Previdência Social, que estarão na Sessão, esclareçam  quais as razões deste absurdo que está acontecendo com os trabalhadores que foram aposentados seguindo critérios do INSS e agora estão sendo obrigados a passar por constrangimentos”, completou o Everaldo.
 
Fonte: Ascom/Everaldo Augusto

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados