Notícia

Dia de Cooperar promove caminhada no Dique do Tororó

8 setembro, 2014

Com o tema “Pela qualidade de vida e meio ambiente”, o Dia de Cooperar, comemorado em todo o país no sábado (6/9), levou centenas de pessoas para o Dique do Tororó, em Salvador, durante a caminhada promovida pelo Sistema Oceb/Sescoop-Ba.

Cada participante da ação ofereceu uma lata de leite em pó, que será doada ao Lar Irmã Maria Luiza. De acordo com o presidente do Sistema Oceb, Sérgio Tecchio, o evento teve por objetivo divulgar o cooperativismo, além de promover uma maior integração entre o segmento e a sociedade.

“Conseguimos agregar os nossos cooperados nesta campanha que acontece em todo país, difundindo o conceito de voluntariado. Penso que todos devem se unir com a finalidade de expressar os anseios coletivos para o desenvolvimento e bem-estar do próximo”, disse Tecchio.

Presente na caminhada, o secretário Estadual do Trabalho (Setre) e presidente do Conselho Estadual de Cooperativismo, Nilton Vasconcelos, destacou o apoio e o incentivo que o governo tem dado ao segmento com a promulgação da Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo (Lei 11.362, de 26 de janeiro de 2009), quando foi criado também o Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre.)

A caminhada do Dia de Cooperar é sempre realizada no primeiro domingo de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Este ano, a data foi transferida de mês, por conta da realização da Copa do Mundo.

Dados

Atualmente, segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a cada sete pessoas no mundo, uma é associada a uma cooperativa, o que faz com que o cooperativismo tenha a perspectiva de se consolidar como o modelo empresarial que mais cresce em todo o planeta.

O setor cooperativo reúne mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países, responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos e está presente nos cinco continentes.

No Brasil, as cooperativas atuam em 13 ramos de atividades econômicas, tanto no meio urbano quanto no rural. Somado à sua importância econômica, o movimento cooperativista tem demonstrado significativa importância para a inclusão social no Brasil.

O número de associados já representa 5,8% da população e somando as famílias dos cooperados, estima-se que o movimento agregue hoje mais de 46 milhões de pessoas, ou seja, 23% do total de brasileiros.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados