Notícia

Dilma tem maioria em 416 municípios da Bahia

7 outubro, 2014

A candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, obteve a grande maioria dos votos na Bahia – foram 61% da votação geral do estado, o que equivale a mais de 4,2 milhões eleitores. A preferência da Bahia por Dilma não foi por pouco uma unanimidade: em 416 dos 417 municípios baianos a candidata alcançou o 1º lugar nas urnas – só perdeu em Buararema.
Com a explosão de Dilma, os adversários ficaram muito distantes, empatados com 18% – cerca de 1,2 milhão de votos cada. Dos estados do Nordeste, onde o PT costuma ter uma votação expressiva, a Bahia foi o que mais garantiu votos à candidata, com os 4,2 de eleitores, embora o Piauí tenha alcançado a melhor média, com 70%.
Dilma Rousseff obteve mais votos até do que o candidato do PT ao governo estadual, Rui Costa, que chegou a ser eleito já no primeiro turno, com 54% dos votos – cerca de 3,5 milhões de eleitores. Com a vitória que contrariou os institutos de pesquisa, Rui agora passa a se dedicar à campanha para eleger Dilma no segundo turno.
Em uma entrevista coletiva, após a eleição, Rui Costa disse que espera aumentar ainda mais a diferença de Dilma em relação ao adversário Aécio Neves, do PSDB, no estado. Rui fala em uma frente de 4 milhões de votos – no primeiro turno, a vantagem de Dilma sobre Aécio foi de cerca de 3 milhões.
A campanha de Dilma estava agendando a vinda da candidata à Bahia nesta segunda-feira (6/10), para um encontro com os aliados, mas a atividade foi cancelada. A presidenta é esperada no estado na próxima quinta-feira (9), para um novo encontro, na capital, Salvador.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados