Notícia

Diminui desigualdade racial no trabalho na RMS, diz pesquisa

19 novembro, 2014

Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS) sobre o mercado de trabalho demonstram que a população negra, em 2013, continua como a maioria absoluta, tanto em relação à População em Idade Ativa (PIA) quanto em relação à População Economicamente Ativa (PEA), 91,4% e 91,7%, respectivamente.

Em 2013, houve avanços na criação de novos postos de trabalho que beneficiaram a população negra, elevando seu nível ocupacional em quase todos os setores da atividade econômica, exceto na indústria de transformação. O emprego com carteira de trabalho assinada também seguiu em ritmo de crescimento para os negros, em especial para as mulheres negras.

A pesquisa mostrou ainda que o rendimento médio real do trabalho da população negra apresentou crescimento, o que contribuiu para reduzir a distância entre rendimentos de negros e não-negros.

A PED-RMS é realizada em parceria pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fundação Seade do Estado de São Paulo, Secretaria do Trabalho, Emprega, Renda e Esporte (Setre) e Ministério do Emprego e Renda (MTE), por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Elevação do índice de ocupação

Em 2013, a População Economicamente Ativa (PEA) elevou-se em 24 mil pessoas, resultado da entrada de 46 mil negros no mercado de trabalho e da saída de 22 mil não-negros. O crescimento da força de trabalho negra refletiu, principalmente, a elevação da PEA feminina (36 mil pessoas) e, em menor medida, da masculina (sete mil pessoas).

A geração de oito mil novos postos de trabalho entre a população total representou o saldo entre o crescimento do nível ocupacional dos negros (24 mil) e a redução dos não negros (-16 mil). Em termos relativos, a elevação no índice de ocupação de homens negros e mulheres negras ficou em 0,8 e 3,1%, respectivamente.

A população negra, na RMS, é majoritária assim como em qualquer condição de atividade. Com participação no mercado de trabalho regional de 91,7%, em 2013, o peso relativo dos negros na PEA cresce anualmente – 87,4%, em 2010; 89%, em 2011; e 90,4%, em 2012.

Entre 2012 e 2013, houve elevação da participação da população negra no PEA, de 43% para 44,4%, e no contingente de ocupados, de 40,9% para 41,9%. Já a população não-negra, em 2013, diminuiu a participação na PEA de 9,6% para 8,3%. Vale ressaltar que a proporção desse grupo no desemprego da região diminuiu em 1,4% (de 7,4% para 6%).

Com agências

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados