A dirigente comunista Maria Otília, do PCdoB em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi eleita presidenta do Conselho Municipal da Mulher, na última segunda-feira (12/04), durante uma reunião on-line. Além de atuar no Partido, Otília também é militante feminista, dirigente da seção municipal da União Brasileira de Mulheres (UBM).
A nova presidenta afirmou que o Conselho passa por um processo de reorganização, especialmente para se adaptar ao contexto da pandemia, mas que os desafios não deverão atrapalhar o objetivo de intensificar o debate e as ações referentes à pauta das mulheres. Ela conta como favorável o fato da prefeitura local ter sido ocupada por uma mulher.
Após a morte do prefeito Herzem Gusmão (DEM), no mês passado, de Covid-19, a então vice-prefeita, Sheila Lemos (DEM), que estava à frente do município interinamente, assumiu em definitivo o cargo de prefeita. “Com uma prefeita mulher, esperamos que seja mais fácil lidar com essas questões, especialmente a efetivação de conquistas”, destacou a nova presidente.
Otília ainda garantiu que vai atuar para regulamentar os projetos voltados para as mulheres aprovados na Câmara de Vereadores e que ainda não foram efetivados pelo Executivo. Ela destacou iniciativas da ex-vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB), uma das mais atuantes em defesa da pauta feminista.
“Tivemos muitas conquistas com Nildma, mas que não foram colocados em prática pela prefeitura. Esperamos que esse mandato nos dê força para movimentar esses projetos que estão parados”, concluiu.