Notícia

Distrito Federal ganha Casa da Mulher Brasileira. Esta é a segunda no país

3 junho, 2015

Desde esta terça-feira (02/06), as mulheres de Brasília ganharam reforço na assistência e na luta contra a violência doméstica. A presidenta Dilma Rousseff inaugurou a Casa da Mulher Brasileira do Distrito Federal, com as presenças da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e de Maria da Penha, que deu nome à lei brasileira criada para proteger a mulher da violência doméstica.

A Casa da Mulher Brasileira do DF constitui mais uma frente no combate à violência contra as mulheres da capital do País. Cento e vinte profissionais estarão à disposição das mulheres vítimas de diversos tipos de violência. O espaço conta com serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros. A iniciativa é parte do programa Mulher, Viver sem Violência, do governo federal, e a gestão ficará por conta do governo distrital, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Para Maria da Penha, ter uma casa dessa é a maior política pública criada para a mulher. “Essa política pública vai fazer a grande diferença no país”, declarou. “Aqui, as mulheres vão encontrar proteção contra a violência, além de abrigo e apoio para recomeçar a vida”, afirmou a presidente Dilma.

Essa é a segunda unidade da Casa da Mulher Brasileira. A primeira foi inaugurada em Campo Grande (MS), em fevereiro deste ano, e já está em funcionamento. A previsão é de que, até 2018, todas as capitais recebam uma unidade.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados