Notícia

“É um ano desafiador”, diz presidente do PCdoB-BA sobre 2016

11 janeiro, 2016

 
A chegada do ano novo deu a largada para a execução de um audacioso projeto político que o PCdoB na Bahia traçou para 2016. Apesar da crise política em curso no país, os comunistas querem ampliar e fortalecer significativamente a presença no estado, nas eleições municipais deste ano. Para isso, o partido vai aumentar o número de candidaturas às prefeituras e câmaras, com a tática de apresentar a história e as mãos limpas que possui para ser uma alternativa ao voto do eleitor.
Em 2015, a Comissão Política Estadual já havia aprovado a intenção de lançar candidaturas a prefeito em 100 dos 417 municípios baianos. Mas o PCdoB vai ainda mais longe e quer eleger comunistas nas grandes cidades, com mais de 100 mil habitantes. Já foram lançadas pré-candidaturas comunistas para a disputa em cinco dos principais municípios do estado: Salvador (capital), Juazeiro (norte), Vitória da Conquista (sudoeste), Barreiras (oeste) e Itabuna (sul).
O presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, explica que os desafios são motivadores e que a direção está otimista com as eleições próximas. “No cenário de descrença e descrédito na política, o PCdoB chega em 2016 sobressaindo, como um partido de coragem, que não abandona as suas convicções e identidade político-ideológica”.
Daniel ainda convoca toda a militância partidária a se incorporar na construção, em cada município em que haverá a disputa, de “uma tática eleitoral adequada à atuação do partido, como uma alternativa ao voto do eleitor”. Para ele, esse é um desafio especial. “Toda essa identidade que o partido conquistou até aqui se traduziu em proposições e capacidade de apaixonar o eleitor”.
O PCdoB-Bahia não está sozinho na execução das metas estabelecidas. O Comitê Central do Partido tem acreditado na viabilidade do projeto e contribuído com a articulação política. Na próxima quinta-feira (14/1), por exemplo, estará na Lavagem do Bonfim, em Salvador, a deputada federal Jandira Feghali (RJ), líder do PCdoB na Câmara Federal, uma das parlamentares de maior destaque no cenário nacional, para fortalecer a ala comunista presente no evento.
“A presença de Jandira na Lavagem é a demonstração da prioridade do projeto de Salvador para a direção nacional e para a bancada [do PCdoB no Congresso Nacional]. A pré-candidata a prefeita do partido na capital baiana é a deputada federal Alice Portugal. Nos outros municípios, os pré-candidatos são: Kelly Magalhães (Barreiras), Fabrício Falcão (Vitória da Conquista) e Davidson Magalhães (Itabuna). Em Juazeiro ainda não houve definição.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados