Notícia

“Educação na Bahia em tempos de pandemia” foi tema de Live do PCdoB Salvador

19 abril, 2021

 

Os vários aspectos que envolvem a educação na Bahia em tempos de pandemia, como a vacinação dos educadores, o ensino remoto, a volta às aulas presenciais, os protocolos de biossegurança, entre outros, foram os assuntos debatidos na Live desta semana realizada pelo PCdoB Salvador e que contou com a participação do coordenador geral da APLB Sindicato, Rui Oliveira.

Mediador do debate, o presidente do Comitê Municipal, Everaldo Augusto, que também é professor da rede estadual de ensino, sinalizou para o assunto mais discutido na semana pela categoria: a vacinação dos trabalhadores do setor, que foi aprovada como categoria prioritária mas ainda não tem data e regras para ter início. “Há um clima de muitas expectativas e dúvidas. Uma delas é quando de fato terá início? Será uma única data para toda a Bahia? Quem vai determinar a data nas outras cidades? São questões importantes que precisam ser esclarecidas”.

Rui destacou que a vacinação será oferecida a todos os profissionais sem restrição de idade. “Já perdemos 127 educadores e desde o início da pandemia cobramos dos gestores públicos a vacinação da categoria. Foi uma luta muito grande que contou com a participação de vários parlamentares para preservar vidas. Continuamos lutando pela vacinação de todos com a segunda dose até o final do mês de maio”, sinalizou.

Quanto as datas nos demais municípios, o coordenador falou que “A orientação é da Coordenação Nacional de Vacinação e precisa ser seguida em todos os municípios. Não pode vacinar em Salvador e outra cidade não. Todas as cidades terão que cumprir a agenda ao mesmo tempo.”

Ele lembrou que o retorno às aulas presenciais “Só deve acontecer após o período de segurança da segunda dose e obedecendo protocolos de biossegurança porque a realidade de algumas escolas da rede estadual é muito complicada para uma situação de pandemia. A maioria funciona em zona rural e tem unidade que não possui estrutura física adequada.”

Sobre a situação dos estudantes de baixa renda que estão sendo prejudicados por não possuírem smartphones e internet de qualidade, Rui falou da campanha que a APLB Sindicato está realizando para minimizar os danos. “Estamos iniciando uma campanha para garantir que todos os estudantes do nono ano do fundamental e do terceiro ano do ensino médio tenham acesso às aulas através de equipamentos eletrônicos doados pela população. Faremos reuniões com instituições privadas para pedir apoio porque há um abismo profundo entre estes jovens e os das escolas particulares e isso precisa ser sanado.”, completou Rui.

A Live do PCdoB Salvador acontece toda sexta-feira sempre com um tema importante de interesse público. A atividade desta semana pode ser conferida na íntegra clicando aqui.

 

 

Texto: PCdoB/Salvador 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados