Notícia

Elza Soares foi a 1ª convidada do projeto ‘Mulher com a Palavra’ da SPM-BA

21 janeiro, 2022

Elza Soares foi a 1ª convidada do projeto ‘Mulher com a Palavra’ da SPM-BA

A cantora Elza Soares foi a primeira convidada do projeto ‘Mulher com a Palavra’, na edição inaugural de 2016, da SPM-BA – Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia. O evento, que aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA), teve como objetivo discutir o empoderamento feminino por meio da arte, o que Elza representa, já que foi uma mulher negra que sofreu com a pobreza no início da vida e, posteriormente, conquistou o mundo com a sua música, sendo considerada como ‘cantora do milênio’ pela BBC de Londres.

No bate-papo, durante o encontro do projeto ‘Mulher com a Palavra’, também esteve presente, dialogando com Elza, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA) que, na época, era secretária da SPM-BA. Após o falecimento da cantora, nessa última quinta-feira (20), a parlamentar fez uma declaração a respeito da intérprete.

“O Brasil perdeu Elza Soares, a voz mais singular do século XX, uma artista intensa, que se reinventou no século XXI com a mesma capacidade de marcar gerações.
Tive a felicidade de dar a ela, mulher negra carregada de uma forte história de resistência, o título de Cidadã de Salvador, em 2012. Também foi com ela que inauguramos o projeto Mulher com a Palavra, que esgotou os ingressos nas primeiras 24 horas de vendas. Vai a matéria e fica para sempre o legado artístico, cultural e o exemplo de mulher, ‘a mulher do fim do mundo’. Sempre amei e vou amá-la para sempre. Uma salva de palmas para a magnífica Elza Soares!”, manifestou Olívia.

A atual secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira, também prestou uma homenagem à artista, “nos despedimos de Elza Soares, uma das maiores cantoras do Brasil”, relembrando ainda quando ela foi convidada para o projeto ‘Mulher com a Palavra’, “quando encantou os presentes no Teatro Castro Alves com sua força e história de luta contra o racismo e o machismo”, declarou.

Olívia Santana e Elza Soares. Foto: Divulgação.

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados