Notícia

Em Salvador, entidades negras manifestam apoio a Dilma Rousseff

25 setembro, 2014

Representantes de pelo menos 25 entidades do movimento negro se reuniram, na última quarta-feira (24/9), na sede do bloco Ilê Aiyê, em Salvador, para anunciar apoio à candidatura da presidenta Dilma Rousseff, do PT. Além do Ilê, estão outras entidades de destaque, como a Unegro (União de Negros pela Igualdade), o Movimento Negro Unificado (MNU), os fóruns de Jovens e de Mulheres Negras, o Olodum e o Conen (Coletivo Nacional de Entidades Negras).
Raimundo Bujão, que integra o MNU, esteve no encontro e explicou ao Vermelho que a decisão do movimento negro de se posicionar sobre as eleições deste ano é uma necessidade e responsabilidade política. Segundo ele, as pautas da população negra, historicamente defendidas pelas entidades, só tiveram uma atenção a partir da Era Lula, iniciada em 2003. Portanto, manifestar apoio a Dilma é “externar o reconhecimento por tudo que tem sido feito para o segmento”.
“Ao nosso olhar, o nosso segmento começa a ser incluído a partir de 2003. Muitas das políticas públicas que estão em curso sempre foram defendidas pelo movimento negro, mas eram rejeitadas pelos governantes. Políticas como o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], as cotas [nas universidades e em concursos públicos], Água para todos, Luz para Todos, atingem, principalmente, o povo negro. Todos nós sabemos”, defendeu Bujão.
O militante também criticou a candidatura de Marina Silva, do PSB. Para ele, Marina pode representar a interrupção do ciclo de mudanças que a população negra brasileira tem experimentado, na última década. “Temos muito o que conquistar, mas não vamos nos aventurar em nome de uma ação midiática”, completou.
O encontro das entidades aconteceu logo após a reunião que Marina Silva fez, no último sábado (20), também em Salvador, com lideranças do movimento negro da cidade. A tentativa de candidata do PSB de se aproximar do segmento, porém, não foi exitosa, pela pouca adesão dos militantes ao evento.
 
Foto: Adilton Venegeroles, do jornal A Tarde

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados