Notícia

Encontro discute criação do Plano Estadual de Cooperativismo

18 agosto, 2014

Um Grupo de Trabalho (GT) vai apresentar, nesta quarta-feira (20/8), durante reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo, as primeiras propostas para construção do Plano Estadual de Cooperativismo da Bahia. A reunião será realizada na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em Salvador, sob a presidência do secretário Nilton Vasconcelos.
“Este é mais um passo para o fortalecimento do cooperativismo na Bahia. O primeiro foi a criação, em 2009, da Lei de Apoio ao Cooperativismo; posteriormente, a instalação do próprio Conselho. Agora, estamos discutindo a criação do Plano Estadual o que vem  confirmar a determinação deste Governo em fortalecer, cada vez mais, o sistema cooperativista baiano”, adianta o secretário.
Outro assunto do Conselho de Cooperativismo da Bahia será a Resolução 011/2014 da Junta Comercial da Bahia – Juceb, que reduziu o valor cobrado pelos atos das cooperativas baianas. “Esta era uma luta antiga da OCEB e também do Conselho Estadual. Até que, finalmente, no último dia 06 de junho, o pleito foi aprovado por unanimidade na Juceb”, destaca Nilton Vasconcelos.
A nova resolução da Juceb atende ao Estado do Nordeste, que concentra o maior número de cooperativas, sendo o 7º em todo o país. Com esta Resolução os custos das cooperativas diminuíram bastante. Outro tema, também na pauta dos conselheiros, será o Projeto de Formação para incrementar o ensino do Cooperativismo em todo Estado.
 
Fonte: Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados